Entidades reivindicam retomada de programa
O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, participa nesta quarta-feira, dia 5, em Brasília, de uma reunião na Câmara Federal e de audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, sobre a situação do programa federal Oferta Pública Súb-50 II, que se encontra com problemas em vários estados. Stival representa a Associação […]
O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, participa nesta quarta-feira, dia 5, em Brasília, de uma reunião na Câmara Federal e de audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, sobre a situação do programa federal Oferta Pública Súb-50 II, que se encontra com problemas em vários estados.
Stival representa a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), entidade da qual é vice-presidente, que também tem feito gestões junto ao governo federal para liberação de recursos e retomada de obras deste programa que atende municípios com até 50 mil habitantes.
Luiz Stival apresentará a pauta de reivindicações da ABC, representando Maria do Carmo Avesani, presidente da Associação que congrega as companhias de habitação de estados e municípios. Participam ainda dessa discussão representantes da Confederação Nacional de Municípios e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Na Câmara Federal, o debate acontecerá às 14 horas. Em seguida, às 17 horas, os participantes levam as reivindicações ao ministro Bruno Araújo.
No final de março, Luiz Stival teve audiência com o ministro Bruno Araújo para pedir celeridade na execução das obras deste programa em Goiás, com resolução de pendências em vários municípios, alguns com construções paralisadas por atraso nos repasses de recursos federais.
Luiz Stival destaca que o programa que integra o Minha Casa Minha Vida é muito importante para ampliar a oferta de moradias de interesse social nos pequenos municípios brasileiros. Em Goiás, por exemplo, são mais de 200 municípios com menos de 50 mil habitantes. O Oferta Pública Sub-50 é um programa coordenado pelo Ministério das Cidades, que faz a seleção das instituições financeiras e das construtoras.