O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Tradição

Culinária: A matula gourmet é de Goiânia

Ideia surgiu do desafio de fazer uma comida saudável e saborosa

Postado em 9 de abril de 2017 por Sheyla Sousa
Culinária: A matula gourmet é de Goiânia
Ideia surgiu do desafio de fazer uma comida saudável e saborosa

Bruna Policena

Os pratos prontos ultracongelados são uma boa opção para quem procura se alimentar de forma saudável e não tem tempo para se dedicar à rotina na cozinha por conta da correria do dia a dia. A empresa goiana Matula, como o próprio nome já sugere, oferece matulas, ou seja, refeições em porções já prontas, congeladas, combinando sabor e saúde. O mercado de congelados tem atraído muitos empreendedores, e os três sócios goianos enxergaram que, entre as comidas fitness e as grandes indústrias, faltava um serviço que oferecesse comida saudável e gostosa de se comer.

Lucas Oliveira, de 26 anos, um dos três sócios desta empresa, conta que a ideia partiu de uma necessidade em comum de comer bem de forma prática. “Investimos nesse seguimento a partir de uma necessidade nossa, que, na correria do dia a dia, queríamos nos alimentar bem, com uma comida que não fôssemos enjoar, que tivesse sabor e, ao mesmo tempo, fosse saudável, sem aditivos químicos ou conservantes. Que lembrasse a comida caseira”, ressalta ele. 

O conceito inovador partiu da ideia de Lucas e seus amigos, os irmãos Abadio e Luca Cardoso. Atualmente, a equipe conta com nove funcionários, e, destes, seis trabalham na produção, na cozinha. Contam também com o serviço de um entregador, uma auxiliar de limpeza e um auxiliar administrativo. Para cuidar da parte técnica da gastronomia, eles têm uma equipe de suporte que fornece nutricionistas com uma carga horária semanal. Elas oferecem consultoria para manter a qualidade dos processos de produção em alta escala. 

São 19 opções de pratos prontos (300 a 340 gramas) com variedades de guarnições: carne bovina, frango, pescados, frutos do mar. Há opções de massas, vegetarianas e veganas. E, em uma pesquisa de mercado interna com os seus clientes, observaram que quase 70% das situações de consumo são para o período noturno, pois muitas pessoas almoçam fora de casa por conta da correria da rotina e acabam comendo em restaurantes. Mas para a janta uma matula é muito bem-vinda. Os próximos passos da empresa é desenvolver um projeto para incluir também ao cardápio opções de lanche e sobremesa.

Fazer uma comida congelada e saudável que dialogue com o sabor é um dos desafios enfrentados pela indústria alimentícia. Lucas conta que a empresa conseguiu ultrapassar esse desafio com a parceria entre o grande chefe de cozinha, Ian Baiocchie, toda sua técnica da gastronomia e a nutricionista Carolina Siqueira, que melhora a escolha dos ingredientes para manter a comida gostosa e ainda sim saudável. 

Os clientes podem fazer o pedido das matulas pelo site da empresa, e o serviço entrega em toda Região Metropolitana de Goiânia. Ou podem comprar diretamente dos pontos de venda: são mais de 50 espalhados pela cidade. Atendem também algumas cidades do interior do Estado, o Distrito Federal  e São Luiz do Maranhão. O site ainda é recente, com apenas um mês de criação. E a opção de pacotes semanais e mensais ainda não está disponível, mas segundo Lucas, está será uma atualização para os próximos meses. 

Após finalizar a parte da cozinha, a refeição já pode ser embalada. O próximo passo é entrar no equipamento de ultracongelamento, e depois, de 40 minutos a uma hora, já está pronto para ser distribuído. De acordo com Lucas, na geladeira de sua casa um prato de comida demoraria umas oito horas para congelar. Já “o equipamento ultracongelador (freezer gigante), congela a comida de 40 minutos até uma hora. Chega a -35ºC e, com um congelamento mais rápido, permiti que se mantenham a textura, sabor e o cheiro da comida, inclusive a validade por 90 dias, sem adicionar nenhum tipo de conservante”, finaliza.

Opções de lanche e sobremesa para o intervalo das matulas

– Brigadeiro funcional sem lactose 

Ingredientes: 

• 300g de ameixas pretas desidratas e sem caroço

• 3 colheres (de sopa) de óleo de coco

• 6colheres (de sopa) de cacau em pó

• 1 colher (sopa) de mel

• 1 xícara e 1/2 de água filtrada/mineral ou de leite de amêndoas

• 3 colheres (sopa) de biomassa de banana verde

Modo e preparo:

1- Hidrate bem as ameixas, deixando-as de molho em um pouco água. Enquanto isso, coloque a água ou o leite de amêndoa para ferver. Assim que esquentar, adicione as ameixas.

2- Depois, bata no liquidificador ou processador todos os ingredientes, deixando o cacau em pó e o mel por último.

3- Quando estiver homogêneo, coloque em um recipiente de vidro e tampe.

4- Leve à geladeira, por alguns minutos, se quiser que fique mais firme.

5- Sirva em seguida.

– Torrada de batata-doce 

Ingredientes:

• Batata-doce

• Banana

• Canela

• Pasta de amêndoas da castanharia

Modo e preparo:

1-Fatie a batata-doce bem fiinha e coloque na torradeira já levemente cozida.

2- Deixe na torradeira o suficiente para que a batata fique levemente durinha.

3- Espalhe a pasta de amêndoas, os pedaços de banana e salpique um pouco de canela por cima. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também