O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Saúde

Mais de 1 milhão deve se vacinar contra H1N1, em GO

Goiânia possui 37 pontos de vacinação. Trabalhadores da saúde, idosos, grávidas e crianças têm prioridade no calendário

Postado em 18 de abril de 2017 por Sheyla Sousa
Mais de 1 milhão deve se vacinar contra H1N1
Goiânia possui 37 pontos de vacinação. Trabalhadores da saúde

Wilton Morais

Começou ontem, em Goiânia, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. De acordo com a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (SMS) 1,5 milhão de pessoas devem ser imunizadas em Goiás. Ao todo são 37 locais de vacinação e as doses serão aplicadas inicialmente para aqueles que se enquadram no grupo de risco ou prioritários em Goiânia. 

O piloto Anízio Simão, 90 anos, esteve com a companheira Maria Angélica de 80 anos, no Centro Municipal de Vacinação, setor Pedro Ludovico. “É muito importante eu não gripo porque todo ano tomo a vacina”, disse Anízio. Já Maria Angélica, questionada se a aplicação doeu respondeu – doeu Não. Mas corrigiu de imediato, “Sempre dói. Sou medrosa”. 

Enedy de Paula, também buscou a dose contra a gripe. “Nunca falhei uma campanha”, disse após perguntar se era preciso chorar para a foto. As gargalhadas, a aposentada complementa que precisa tomar outras vacinas. Colocar o cartão em dias. Devido a grande quantidade de demanda, as aplicações de vacinas de rotina estão suspensas no Centro Municipal de Vacinação e Orientação do Viajante, durante o período de campanha.

Grupo de risco

As aplicações da vacina contra H1N1 são destinadas a pessoas com idade a partir dos 60 anos, crianças de seis meses de idade até quatro anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada e indígenas. Além destes, integra o grupo de risco, grávidas, puérperas – mulheres até 45 dias após o parto –, portadores de doenças crônicas mediante prescrição médica, detentos, adolescentes e jovens internados em medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional.

Para organizar a aplicação, a SMS definiu um calendário de vacinação. A medida é por conta de a Capital goiana receber as doses da vacina em parcelas, por parte do Estado. Todo estoque para Goiânia (370 mil doses) serão repassados em sete remessas. A vacinação acontece entre às 8 e às 17 horas. O dia “D” de vacinação será dia 13 de maio e todas as pessoas do grupo de risco poderão vacinar. 

Postos 

Confira alguns postos de vacinação em Goiânia são: Cais Campinas, Centro de Saúde Vila Canaã, Cais Parque Amendoeiras, Cais Jardim Novo Mundo, Cais Chácara do Governador, Cais Finsocial, Cais Setor Cândida de Morais, UABSF Jardim Curitiba I, Centro de Saúde Jardim Vila Boa, CFS- Setor São Judas Tadeu e o Cais Bairro Goiá.

Em Aparecida de Goiânia: Centro de Saúde Papillon Park, UBS Jardim Tiradentes, UBS Jardim Boa Esperança, UBS Pontal Sul, UBS Bandeirantes, UBS Riviera, UBS Veiga Jardim, UBS Caraíbas, UBS Buriti Sereno, UBS Jardim Olímpico, UBS Jardim Paraíso e UBS Expansul. 

Cronograma:

17 a 20 de abril – trabalhadores da saúde

24 a 28 de abril – idosos

2 a 5 de maio – grávidas, puérperas e crianças

8 a 12 de maio – portadores de doenças crônicas

13 de maio – Dia “D”: todos os grupos

15 a 19 de maio – professores

22 a 26 de maio – detentos, adolescentes e jovens internados em medidas socioeducativas

22 a 26 de maio – todos os grupos para Aparecida de Goiânia 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também