O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Televisão

Documentário ‘As Hiper Mulheres’ ganha destaque na TV Brasil no Dia do Índio

Exibido no Festival de Rotterdam, filme foi premiado nos festivais de Brasília e Gramado

Postado em 19 de abril de 2017 por Sheyla Sousa
Documentário ‘As Hiper Mulheres’ ganha destaque na TV Brasil no Dia do Índio
Exibido no Festival de Rotterdam

Para celebrar o Dia do Índio, comemorado nesta quarta (19), a TV Brasil apresenta o documentário As Hiper Mulher na sessão Cine Nacional, às 23h. A produção destaca o poder feminino em uma comunidade indígena do Alto Xingu, no Mato Grosso. O filme aborda o drama que envolve um ritual realizado pelas mulheres da tribo Kuikuro.

Dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e TakumãKuikuro, o longa foi exibido em mais de 20 mostras e festivais, como o de Rotterdam, na Holanda, onde fez parte da seleção oficial. O filme foi premiado no Festival de Brasília com o Kikito Especial do Júri e o Kikito de Melhor Montagem. Já no Festival de Gramado, a produção levou o Candango de Melhor Som.

A trama conta a história de um homem que, temendo a morte da esposa idosa, pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu, para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora – que de fato sabe todas as músicas – se encontra gravemente doente.

O documentário As Hiper Mulheres é uma produção da Vídeo nas Aldeias (VNA), projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, criado em 1986 a fim de fortalecer as identidades dos povos indígenas e seus patrimônios territoriais e culturais.

Proposta do longa

A produção nacional resulta do encontro entre uma comunidade indígena, os Kuikuro do Alto Xingu, e um conjunto de pessoas não-indígenas, comprometidas em produzir um espaço comum de diálogo e de criação.

A ideia do filme nasce como um projeto de documentação cultural e desemboca em uma intensa e apaixonada produção cinematográfica. Depois de realizarem dois documentários de média metragem – O Dia Que a Lua Menstruou (28’, 2004) e O Cheiro do Pequi (36’, 2006) – os diretores decidiram se arriscar em um novo formato, o do longa metragem, e experimentar uma perspectiva menos discursiva.

Carlos Fausto, Leonardo Sette e TakumãKuikuro queriam fazer um filme sobre a música e os músicos que fosse tão sutil e vigoroso quanto é a expressão musical entre os Kuikuro. Os cineastas escolham as mulheres como personagens principais pela combinação de força e delicadeza, que os surpreendia a cada instante.

Ao acompanhar o ritmo de seus cantos e a vida cotidiana das cantoras, o trio de diretores buscou imprimir uma textura particular à fita, apresentando na tela um mundo diferente, mas ao mesmo tempo familiar em suas emoções, dilemas e alegrias.

A proposta é estimular que os espectadores se encantem com as cores e ritmos, o humor e a sofisticação do mundo kuikuro, sem deixar de perceber que esse mundo também os inclui e também os toca.

Ficha técnica:

Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette, TakumãKuikuro. Duração: 80 min. Classificação indicativa: 10 anos.


SERVIÇO:

Cine Nacional ‘As Hiper Mulheres’

Quando: 19 de abril (quarta-feira) 

Horário: 23h

Onde: TV Brasil 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também