Aiatolá faz alerta sobre eleição para presidente
O Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, alertou ontem que qualquer tentativa de prejudicar a eleição presidencial de 19 de maio no país será tratada com severidade. As informações são da Agência Reuters. A votação se anuncia essencialmente como uma disputa entre o atual presidente iraniano, Hassan Rouhani, um pragmático que fez campanha prometendo […]
O Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, alertou ontem que qualquer tentativa de prejudicar a eleição presidencial de 19 de maio no país será tratada com severidade. As informações são da Agência Reuters.
A votação se anuncia essencialmente como uma disputa entre o atual presidente iraniano, Hassan Rouhani, um pragmático que fez campanha prometendo abrir o país ao Ocidente e amenizar as restrições sociais, e seu rival linha-dura Ebrahim Raisi, que ocupou cargos de primeiro escalão no Judiciário durante anos.
A eleição ocorre ao final do mandato de quatro anos de Rouhani, eleito em 2013. Raisi conta com o apoio de Khamenei.
“Se as pessoas participarem com ordem, comportarem-se moralmente, observarem os parâmetros legais e islâmicos, isso será uma fonte de honra para a República Islâmica. Mas se elas violarem a lei, , as eleições podem ser vistas como uma derrota”, disse Khamenei. (Abr)