EBC e Secretaria do Audiovisual inscrevem para o concurso DOCTV América Latina V
Iniciativa seleciona produção nacional inédita sobre o tema ‘Música’ até o próximo dia 17 de maio
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/MinC) recebem inscrições para a sexta edição do concurso que seleciona o documentário brasileiro para o Programa de Fomento à Produção e Difusão de Documentários Latino-Americanos (DOCTV América Latina VI) até o dia 17 de maio de 2017.
A iniciativa é da Rede DOCTV América Latina, que seleciona projetos de documentários de cada um dos 18 países integrantes. As produções serão exibidas em 22 emissoras públicas, entre elas a TV Brasil, com o objetivo de fortalecer o espaço audiovisual da região.
A produção deve ser inédita e ter 52 minutos de duração. O prêmio para o documentário é de US$ 70 mil dólares. O cronograma do concurso prevê a divulgação dos ganhadores em julho de 2017 e as estreias dos documentários no período de setembro a dezembro de 2018.
Os filmes devem partir do eixo temático Música, abrindo possibilidade para relatos de experiências e histórias relacionadas à identidade cultural e ao acervo musical dentro da realidade de cada país participante. Os documentários devem apresentar uma visão original a partir de situações e manifestações da diversidade cultural.
Realizado a cada dois anos, o DOCTV América Latina é desenvolvido pela Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americanas (CAACI). No Brasil, os representantes da Rede DOCTV são a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/MinC) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
TV Brasil integra a Rede DOCTV
O Programa de Fomento à Produção e Difusão de Documentários Latino-Americanos inova ao garantir a produção, a exibição e a promoção dos conteúdos nas televisões que aderiram à Rede DOCTV América Latina nos 18 países integrantes. A TV Brasil é uma das 22 emissoras que compõem a rede internacional.
Neste ano, o Programa abrange Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A Unidade Técnica desta seleção é a República Dominicana.
Como participar
Podem participar do concurso pessoas naturais do Brasil que comprovem residência de no mínimo três anos no país. O projeto deverá ser inscrito por produtor (a) e/ou diretor-produtor. A TV Brasil não pode contratar pessoas físicas. Sendo assim, o signatário do contrato de coprodução precisará necessariamente ser uma pessoa jurídica.
As inscrições para o concurso serão recebidas até 17 de maio de 2017. Via correio eletrônico, deve ser enviado um único documento em formato PDF à Comissão Nacional [email protected] e doctvla-6@ebc. com.br com cópia para o contato da Unidade Técnica do DOCTV VI [email protected].
Mais detalhes sobre os requisitos de participação podem ser encontrados no site.
O Programa
A proposta central do Programa de Fomento à Produção e Difusão de Documentários Latino-Americanos é incentivar o intercâmbio cultural e econômico entre os povos da América Latina, a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da região e a divulgação dessa produção no mercado mundial.
SERVIÇO
DOCTV América Latina VI
Programa de Fomento à Produção e Difusão de Documentários Latino-Americanos
Inscrições: até 17 de maio de 2017 – as inscrições para o concurso devem ser enviadas à Comissão Nacional [email protected] e [email protected] com cópia para a Unidade Técnica do DOCTV VI [email protected].
Para saber mais visite o site