O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Economia

Goiás tem aumento de 10% na abertura de empresas

Entre janeiro e abril, foram registradas em Goiás 2.504 empresas do tipo individual de responsabilidade Ltda (com apenas um titular)

Postado em 11 de maio de 2017 por Sheyla Sousa
Goiás tem aumento de 10% na abertura de empresas
Entre janeiro e abril

A abertura de empresas no primeiro quadrimestre deste ano em Goiás foi 10% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2017, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) registrou 6.497 novas inscrições, contra 4.243 no mesmo período do ano anterior.

O presidente da Juceg, Rafael Lousa, avalia que a nova plataforma de registro de empresas, o Portal do Empreendedor Goiano, contribuiu para esse aumento significativo, pois os usuários dos serviços da Junta Comercial conseguem hoje abrir uma empresa 100% via web, o que torna o processo menos burocrático e eleva o nível de satisfação, que hoje é de 76% comparado com 2016, quando o índice era de 65%.

“O avanço na abertura de empresas revela que as pessoas estão direcionando seus investimentos para o próprio negócio. O novo sistema vai permitir a desburocratização e incentivar a formalização das empresas, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás”, afirma.

Dados

Entre janeiro e abril, foram registradas em Goiás 2.504 empresas do tipo individual de responsabilidade Ltda (com apenas um titular); 2.194 do tipo sociedade empresária limitada (com dois sócios, no mínimo); 1.774 empresários individuais (aqueles que exercem a atividade econômica em nome próprio e integralizam o seu patrimônio à exploração do negócio); 12 sociedades anônimas fechadas e 13 cooperativas. Os dados não incluem os Micro Empreendedores Individuais (MEIs).

Goiânia registrou a maioria dos pedidos de abertura em empresas (2.266), seguida de Aparecida (316) e Anápolis (292). Na divisão por gênero, os homens representaram 67% dos negócios abertos contra 33% das mulheres.

Projeção

Rafael Lousa diz que, a partir dos resultados destes primeiros meses de 2017, já é possível vislumbrar o encerramento do semestre com um incremento considerável no número de constituições empresariais realizadas pela Juceg. “Acreditamos que este número vai avançar mais. A Juceg continua a expandir e inovar na oferta de seus serviços para o empreendedor, por meio do Vapt Vupt Empresarial e do Portal do Empreendedor Goiano”, ressalta.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também