O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Saúde Pública

Hospital oferece medicina integrativa para os usuários do SUS

Equipe multiprofissional conta com Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo entre outros para realizar atendimento

Postado em 13 de maio de 2017 por Sheyla Sousa
Hospital oferece medicina integrativa para os usuários do SUS
Equipe multiprofissional conta com Médico

Da redação

A partir deste ano o SUS passa a oferecer em todo o país 19 práticas integrativas complementares, entre elas a fitoterapia, ayurveda, quiropraxia, entre outras mais tradicionais, como acupuntura e homeopatia. Em Goiás, o Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), o antigo Hospital de Medicina Alternativa, oferece este tipo de atendimento desde 1987. É ali que a recepcionista Vera Lúcia da Silva buscou tratamento para uma grave crise de hérnia de disco em 2012 e hoje, bem melhor, faz uma sessão semanal de fisioterapia e quiropraxia para manter a coluna lombar livre de dores.

Vera buscou ajuda quando a unidade se chamava Hospital de Medicina Alternativa e agora se chama Cremic.  Ailton Bezerra de Oliveira, diretor geral do centro, explica que a mudança de nome define melhor o perfil da unidade. “O atendimento é ambulatorial e não realizamos internações, como ocorre em um hospital”, esclarece o administrador.  “O nome pode ter mudado, mas continua sendo bem atendida”, garante Vera.

O Cremic herdou do HMA a farmácia homeopática e o horto medicinal, usados no tratamento complementar de pacientes portadores de doenças crônicas, infecciosas e dermatológicas. O Cremic oferece, na área médica, as especialidades de Homeopatia e Acupuntura e Fitoterapia como método terapêutico, a Fitoterapia. Na área complementar, o centro oferece a Ayurveda (prática indiana) e as práticas chinesas Reike, Auriculoterapia, Ventosa Terapia e Moxabustão. Em média, o Ambulatório atende 200 pacientes por dia.

Oliveira informa que o acesso ao Cremic é feito por meio do Complexo Regulador Municipal de Goiânia, que faz encaminhamentos de todo o Estado. O paciente marca uma consulta médica em um Cais (Goiânia) ou Unidade Básica de Saúde (interior) e pede o encaminhamento para o Cremic, quando é feito agendamento para uma outra consulta na unidade.

A equipe multiprofissional conta com Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Nutricionista, Técnicos de Enfermagem e Engenheiro Agrônomo.

De filho para mãe

A dona de casa Selma Luciana de Lima, de 44 anos, moradora do Setor Pedro Ludovico, frequenta o Cremic há 23 anos, quando se chamava ainda Hospital Medicina Alternativa. Ela chegou ao HMA em busca de tratamento para os problemas de bronquite, asma e alergia do filho, então com seis meses de idade. “Ele fez o tratamento durante 20 anos e, graças aos medicamentos oferecidos aqui, ele hoje é um rapaz forte e saudável”, conta Selma.

Em 2016, Selma retorna ao Cremic, mas desta vez em busca de tratamento para si. Com sintomas de depressão, alergia e artrose na coluna, a dona de casa iniciou uma terapia com sessões de acupuntura. “Os resultados são bem satisfatórios. Depois da cura do meu filho, chegou a minha vez de usufruir os tratamentos oferecidos pelo centro”, afirma Selma. “Eu indico o Cremic para os meus conhecidos”. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também