Para decorar e renovar
Arquiteta dá dicas sobre como transformar o ambiente da casa com medidas simples e resultados satisfatórios
Decorar um ambiente pode parecer uma tarefa simples, mas não é nada fácil, principalmente quando se trata do lar. A decoração torna o ambiente harmonioso e confortável para se viver, e, portanto, deve aliar estética e funcionalidade. Para ser mais assertivo na composição do espaço, uma opção é a contratação de um arquiteto que atue na área, visto que bom gosto não é o único item a ser levado em consideração.
A arquiteta Mariela Romano explica que estilo, modo de vida, hábito, gostos e rotina são todos elementos que devem ser acatados quando o assunto é decoração. “O ideal é buscar priorizar e entender o cotidiano da casa e seus habitantes, para que a transformação seja, além de bonita, funcional. A decoração vem para acrescentar e encaixar na maneira de viver das pessoas”, afirma.
Nem sempre são necessárias grandes alterações para mudar os ares do ambiente; às vezes, uma renovação rápida e prática pode ser interessante para quem busca uma casa diferente. A dica de Mariela é apostar em detalhes coloridos, texturizados ou estampados em acessórios como almofadas, telas e tapetes. Porém a arquiteta faz uma ressalva: “Para este tipo de mudança é necessário que a estrutura do espaço seja mais básica, com móveis em bom estado de uso e cortinas, papéis de parede e revestimentos com cores mais neutras”. Assim, é possível inovar com mais facilidade.
Ainda nesta ‘pegada’, a arquiteta especialista em Design de Interiores afirma que reformar os móveis já existentes também é uma boa opção. “Decorar é uma tarefa muito versátil, que pode ser feita das mais diversas e diferentes maneiras dentro do mesmo ambiente. Podemos, então, deixar a estrutura de paredes e cortinas e ousar em novos tecidos para os móveis reformados”, explica ela.
Mariela também aconselha a busca por promoções em boas lojas na cidade, que podem oferecer peças assinadas e exclusivas por ótimos preços. Além disso, saber utilizar e reutilizar peças do próprio acervo do cliente é um diferencial. “A ideia é ir trocando as coisas de lugar, misturando elementos e criando uma proposta nova, apenas completando com peças simples e acessórios”, ressalta.
De acordo com Mariela, a contratação de um bom profissional arquiteto e urbanista garante que as mudanças visuais na casa sejam feitas com tranquilidade e sem gastos desnecessários. “A principal chave da decoração é ser assessorado por um profissional competente e de confiança. A maioria dos casos de insatisfação acontece pela crença de que há economia em não contratar um arquiteto. O resultado disso varia deste a frustração com a estética do espaço até o desconforto cotidiano de itens mal posicionados”, finaliza.