Aumento da tarifa do transporte público será votado na próxima quinta
Determinação de aumento deve acontecer no auditório do Fórum de Aparecida de Goiânia
![Aumento da tarifa do transporte público será votado na próxima quinta](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/08/690ccc9f25108a403ff53d00ebd3d6c6.jpg)
Wilton Morais
Após adiamento da greve dos motoristas do transporte coletivo para a quinta-feira da semana que vem (25), a Câmera Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) reunirá na quinta-feira (18), seus 11 integrantes para determinar o possível aumento da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia.
A determinação do aumento deverá acontecer no auditório do Fórum de Aparecida de Goiânia. Apesar do presidente da CDTC e prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, se posicionar contra o reajuste, o mesmo só poderá votar em caso de desempate.
Para Mendanha, o aumento na passagem só pode acontecer caso haja melhorias no transporte público. Entre os quais são considerados, aumento do número de veículos, a maior presença de organizadores de filas, melhor pontualidade, limpeza dos terminais, e, instalação de câmeras de monitoramento em todos os veículos. A climatização da frota, também é uma das reivindicações consideradas.
Mesmo considerando que algumas mudanças serão realizadas apenas em longo prazo, o presidente da CDTC sugeriu que um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) seja meio para garantir as mudanças no transporte. Como forma de garantia, o TAC seria assinado juntamente com o Ministério Público, sendo mecanismo consolidado de garantia. O oficio de convocação para a reunião já começou a circular na tarde de ontem (15).
Greve dos motoristas
No domingo (14), os motoristas e servidores do transporte público da grande Goiânia, adiaram a greve da categoria por 10 dias. A suspensão foi motivada por uma audiência de conciliação que aconteceu na tarde de ontem (15).
Outro motivo considerado para a suspensão da greve foi o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Goiás (Sindttransporte) ter aprovado uma proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) que visa antecipar a reposição salarial na inflação do período, entre a convenção coletiva do ano passado e a deste ano.
Com o aceite da proposta, os servidores receberiam reajuste salarial de 4,69%, mais tíquete alimentação e gratificação suplementar retroativa a março – quando se inicia a nova data-base dos trabalhadores. Um novo aviso às empresas deve ser encaminhado para o Sindicato das Empresas do Transporte Público de Passageiros de Goiânia (SET). Ficará a cargo das empresas se posicionarem sobre o ajuste na proposta.