Campanha contra influenza é prorrogada até 9 de junho
Baixa procura pela vacina é o motivo da prorrogação. Goiás está no 5º lugar entre os estados que tiveram a maior cobertura, até a sexta-feira (26)
Wilton Morais
A Campanha de Vacinação contra a Influenza, que se encerraria na sexta-feira (26), foi prorrogada por mais duas semanas. A decisão da ampliação foi tomada considerando o baixo índice de procura pela imunização, no Estado.
Até a sexta-feira, apenas 72,82% do total de pessoas que integram os grupos prioritários receberam a dose. A meta é vacinar 90% do contingente populacional, ou seja, 1.416.008 pessoas. O levantamento foi realizado pela Gerência de Imunização e Rede de Frio da Secretaria de Saúde do Estado (SES).
Apesar disso, o calendário só foi ampliado, considerando a recomendação do Ministério da Saúde, que estabeleceu o novo período de vacinação de 29 de maio a 9 de junho. De acordo com o Ministério, a baixa adesão acontece na maior parte do País.
Indo contra a baixa cobertura do País, Goiás registrou índice superior a 90%, em 47 municípios dos 246 pertencentes ao Estado. Outros 22 municípios goianos estão com índices de imunização inferior a 50%. O estado se posiciona no quinto lugar do rankingng dos estados com maior porcentual de pessoas imunizadas.
Goiânia
Na edição de terça-feira (23), o jornal O Hoje divulgou que havia maior procura pela vacina, na última semana. Apesar disso, o índice no município mostrava que apenas 70,42% dos grupos prioritários haviam tomado às doses. À ocasião, os idosos já estavam próximos de bater a meta.
Por outro lado, as crianças menores de cinco anos, ainda não haviam atingido 50% da imunização. Em todo o Estado, a Gerência de Imunização e Rede de Frio da SES revela que os indígenas (90,63%) e idosos (82,7%) são os grupos que mais se imunizaram em Goiás. Mas as crianças seguiam o índice da Capital, com apenas 58,36% delas imunizadas.
Em Goiânia, a vacinação contra gripe continua em 67 postos da Capital. Os postos de vacinação funcionam de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Podem vacinar todos os integrantes do grupo de risco, em todo o período.