O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
OPORTUNIDADE

Concurso Nacional de Paisagismo Urbano está com inscrições abertas

Serão consideradas as primeiras 30 inscrições

Postado em 29 de maio de 2017 por Sheyla Sousa
Concurso Nacional de Paisagismo Urbano está com inscrições abertas
Serão consideradas as primeiras 30 inscrições

Numa iniciativa da Associação Nacional de Paisagismo (ANP) e Prefeitura de São Paulo, com o apoio e organização da Francal Feiras, estão abertas as inscrições para o 5º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano (ANP) – Edição 2017.

Arquitetos, paisagistas, agrônomos, biólogos e demais profissionais que atuam na área de planejamento de paisagem interessados em participar poderão entrar no site www.expopaisagismobrasil.com.br e acessar todas as informações para participar. Serão consideradas as primeiras 30 inscrições, observando-se a ordem cronológica de acordo com a data e o horário contidos no e-mail .

A área objeto do concurso é a Praça Jorge Cury, escadaria, mirante, jardins laterais e acesso ao Parque da Aclimação em São Paulo (SP), com cerca de 3.800 m², tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat em 1986.

Após a confirmação da inscrição, os candidatos devem entregar a Proposta de Anteprojeto Paisagístico, pessoalmente ou por Correio, até às 17h do dia 31 de julho, na sede da Francal Feiras (Avenida ZakiNarchi, 500 – Torre III – Vila Guilherme – 02029-000 – São Paulo-SP).

A documentação a ser entregue, em formato digital (pen-drive) e impressa, inclui breve currículo e foto do participante, o anteprojeto (planta baixa, detalhes, cortes, em escala métrica decimal), eventuais fotografias, esquema gráfico e perspectivas que possam colaborar para compreensão, definição das espécies vegetais a serem utilizadas, motivação da escolha e outras observações relevantes à compreensão do projeto, ficha de inscrição, declaração e indicação de patrocínio. Os documentos estão disponíveis no www.anponline.org.br.

O anteprojeto deve conter todas as diretrizes do projeto paisagístico e não pode ter valor de implantação superior a R$ 350 mil . Caso o valor seja superior, o participante deverá indicar os patrocinadores que honrarão com a diferença. O projeto executivo e eventuais projetos complementares serão feitos no momento da implantação e remunerados em 4% do valor estimado.

Para viabilizar a confecção do anteprojeto, a página disponibiliza fotos e planta baixa da Praça Jorge Cury. O levantamento topográfico, arborização urbana, dados geográficos e urbanos podem ser consultados no Mapa Digital da Cidade de São Paulo, no http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx (dar zoom em região: Sé / bairro Liberdade / Parque da Aclimação).

Julgamento e prêmios

Para a escolha dos projetos vencedores serão considerados como critério criatividade/estética, sustentabilidade/preservação ambiental, impacto sociocultural, funcionalidade, segurança e viabilidade/manutenção. A lista com os finalistas será divulgada no site da ANP no dia 14 de agosto, e os dois vencedores (1º e 2º lugares) serão conhecidos em cerimônia de premiação no dia 17, durante a Expo Paisagismo Brasil – Feira de Paisagismo, Arquitetura Sustentável e Outdoor Living (de 15 a 18 de agosto, no Expo Center Norte).

O 1º colocado receberá como prêmio quatro estadias em apartamento duplo no Casa Grande Hotel Guarujá, em São Paulo, e um programa AutoLandscape 2017 da AuE Soluções; o 2º ganhará um programa AutoLandscape 2017 da AuE Soluções. 

Além disso, o projeto vencedor poderá ser implantado pela Prefeitura de São Paulo, ainda que em etapas e de acordo com as possibilidades financeiras ou possível parceria público-privada, após aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). O autor do projeto será chamado a desenvolver o projeto executivo, implementar alterações que possam vir a ser solicitadas pelo Conpresp e acompanhar a implantação da obra.

Com isso, o Concurso quer transformar a área da Praça Jorge Cury num projeto piloto que servirá de base para demais municípios, a fim de demonstrar importância do planejamento adequado das interferências no paisagismo urbano e necessidade de preservar história, cultura paisagens de uma região. 

Veja também