Dom Cirus é eleito o Melhor Boteco de Goiânia
Anúncio foi feito na ‘Saideira’, tradicional festa de premiação do concurso. Vencedor vai concorrer com outras 19 cidades
ODom Cirus, no Setor Coimbra, é o vencedor da 10ª edição do Comida diButeco em Goiás e participará da competição nacional do concurso que elegerá, no dia 11 de julho de 2017, em evento no Rio de Janeiro (RJ), o Melhor Boteco do Brasil. O anúncio foi feito durante a festa de encerramento, Saideira, realizada ontem (29), no Oliveira’sPlace, com a presença dos donos dos 39 botecos participantes de Goiânia e Aparecida de Goiânia, parceiros, autoridades e imprensa. O Dom Cirus foi eleito campeão com o petisco Kib’Bolinho.
O segundo lugar do Comida diButeco 2017 ficou com o Wisquinão Bar (petisco Tuíco no Árabe); o terceiro lugar, com o Varanda Bar e Restaurante (Bolinho 41); o quarto lugar, com o Bistrô Casa da Dona Clara (Lombo Embriagado) e, o quinto lugar, com o Buteco do Filhote (Tilápia Rica). Os botecos vencedores foram escolhidos a partir do julgamento de jurados e público que visitaram os estabelecimentos no período de 14 de abril a 14 de maio de 2017. Durante os 31 dias de realização do concurso, foram julgados o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garantiu o resultado da premiação. O voto do júri valeu 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi foi o responsável pela apuração.
Em 2017, o Comida diButeco chegou à 10ª edição no Estado com a participação de 39 botecos das duas cidades goianas (32 de Goiânia e sete de Aparecida de Goiânia). Para compor os petiscos, os donos de botecos tiveram de optar por algum cereal para integrar a receita, seguindo a temática Cereais, definida pela organização do concurso e com o objetivo de estimular a pesquisa da cultura gastronômica, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.
A proposta do concurso é de transformar vidas por meio da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo, assim, um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco. São 18 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas em 20 cidades do Brasil.
Concurso nacional
No mês de junho, um comitê de jurados vai visitar os vencedores de cada uma das 20 cidades participantes do Comida diButeco, dará suas notas e, então, elegerá o Melhor do País. Trata-se de um grande momento na história do concurso e um passo importante na sua consolidação como concurso nacional. Um passo que reflete em todo o segmento, reiterando a relevância desse perfil de estabelecimento para a cultura e gastronomia brasileiras: o boteco conduzido pelos donos e suas famílias, valorizando a comida caseira mesmo na alimentação fora do lar.