quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Espaço

Nasa lançará sonda que atravessará a atmosfera do Sol em 2018

A sonda Solar Parker foi projetada para obter dados em um ambiente de temperaturas extremas, com muita quantidade de radiação

Caio Marxpor em
Nasa lançará sonda que atravessará a atmosfera do Sol em 2018
A sonda Solar Parker foi projetada para obter dados em um ambiente de temperaturas extremas

Nasa lançará sonda que atravessará a atmosfera do Sol em 2018

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta quarta-feira (31) o lançamento de uma sonda que chegará à distância mais próxima da superfície solar jamais alcançada por um artefato humano  para estudar as características físicas da atmosfera da estrela. A informação é da agência EFE.

A sonda Solar Probe Plus voará diretamente para a coroa solar e a atravessará pela primeira vez, chegando mais perto do Sol do que qualquer outro instrumento, ficando a “apenas” 6 milhões de quilômetros da superfície da estrela, algo extremamente difícil.

Em uma cerimônia na Universidade de Chicago, o chefe do programa de missões da Nasa, Thomas Zurbuchen, rebatizou a sonda com o nome de Solar Parker, em homenagem a Eugene Parker, o astrofísico que desenvolveu a teoria dos ventos solares supersônicos. Até agora, várias sondas já se aproximaram do astro rei para estudar os ventos solares e a coroa solar, mas nunca a uma distância tão próxima, que poderia responder muitas perguntas sobre o comportamento do Sol.

A sonda Solar Parker foi projetada para obter dados em um ambiente de temperaturas extremas, com muita quantidade de radiação, e chega a alcançar uma velocidade de 200 quilômetros por segundo, o que permitiria que ela fosse da Terra à Lua em meia hora.

Missão [quase] impossível

“Até agora, os materiais para que essa missão fosse possível não existiam”, indicou o cientista Nicola Fox, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins, responsável por desenvolver parte dos componentes do equipamento.

Lançar uma sonda que chegue até o Sol é, até hoje, uma missão impossível. Para causar um impacto na superfície solar, uma sonda solar deveria ser capaz de atingir uma velocidade de 30 quilômetros por segundo na direção contrária da velocidade orbital da terra ao redor do astro rei, mas a tecnologia de foguetes atuais só conseguir cobrir um terço disso.

Para se aproximar do Sol e orbitá-lo em uma distância tão curta, a Sonda Solar Parker será acelerada pelo Delta IV Heavy, o foguete em serviço com a maior potência existente. Várias sondas lançadas desde os anos 60 confirmaram as teorias sobre o campo magnético do Sol e a existência de ventos solares, além de permitirem observar o comportamento da coroa solar, que atinge temperaturas mais altas que a superfície do astro. 

(Agência Brasil)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Patrick Stewart

LUTO NO CINEMA

Ator Patrick Stewart, astro de Star Trek e X-Men, morre aos 86 anos

Ator britânico construiu uma carreira de décadas no teatro, no cinema e na televisão, com persona...
Trump promete conversar com Lula e ataca eleições no Brasil: “Vergonha”

eleições 2026

Trump promete conversar com Lula e ataca eleições no Brasil: “Vergonha”

“Vou conversar com ele, mas acho que a eleição foi uma vergonha no Brasil”, declarou o preside...
Telescópio da Nasa encerra missão após quase 22 anos e deve cair na Terra

Nasa

Telescópio da Nasa encerra missão após quase 22 anos e deve cair na Terra

Swift fez sua última observação científica em 20 de outubro; agência ainda não definiu data ou...
água

DESCOBERTA NAS PROFUNDEZAS

Cientistas encontram água nas profundezas da Terra; entenda a descoberta

Mineral encontrado no manto terrestre tem capacidade de armazenar água em sua estrutura e pode ajud...
|

Israel

Partido de Netanyahu denuncia suposta fraude eleitoral e pede investigação em Israel

Likud acusa partidos árabes de irregularidades na votação; com mais de 85% das urnas apuradas, bl...
Colisão entre trens de alta velocidade deixa pelo menos 30 mortos na Espanha

TRAGÉDIA

Colisão entre trens de alta velocidade deixa pelo menos 30 mortos na Espanha

Acidente aconteceu nesta quarta-feira (28), na linha entre Madri e Andaluzia; é o segundo episódio...
Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Eleições 2026

Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Trump compara eleições e condiciona respeito às midterms à honestidade da votação
Netanyahu denuncia suposta fraude sem apresentar provas em eleição decisiva em Israel

eleições legislativas

Netanyahu denuncia suposta fraude sem apresentar provas em eleição decisiva em Israel

Israel vai às urnas após guerra em Gaza, e futuro político de Netanyahu fica em jogo