quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Plantas Alimentícias

Oficina ensina preparo de alimentos com plantas não convencionais

O curso será realizado nesta quinta-feira (1º) pelo Centro de Referência Integrativa e Complementar (Cremic), antigo Hospital de Medicina Alternativa

Amanda de Oliveirapor em
Oficina ensina preparo de alimentos com plantas não convencionais
O curso será realizado nesta quinta-feira (1º) pelo Centro de Referência Integrativa e Complementar (Cremic)

Oficina ensina preparo de alimentos com plantas não convencionais

Oro-pro-nobes, bertalha, feijão-borboleta e moringa. Pouco conhecidas pela população, estas ervas proporcionam muito mais que sabor às refeições. Agregam economia, beleza, bem-estar e saúde. Denominadas plantas alimentícias não-convencionais, elas também têm o mérito de resistir à baixa umidade e de poder serem cultivadas facilmente em casa, em pequenos vasos. 

Os benefícios do consumo das plantas alimentícias não-convencionais são pouco conhecidos até mesmo pelas pessoas que atuam na área da saúde. E é justamente com o propósito de atualizar os profissionais de saúde e de torná-los multiplicadores de conhecimentos nos municípios goianos, que a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Centro de Referência Integrativa e Complementar (Cremic) – antigo Hospital de Medicina Alternativa – realiza nesta quinta-feira, 1º de junho, a Oficina Vida Plena – Hábitos para desintoxicar e energizar mente e corpo.

O curso, que será das 7h30 às 13 horas, no Cremic, reunirá cerca de 40 trabalhadores da unidade, da Coordenação de Promoção à Saúde e da Regional de Saúde Rio Vermelho. A oficina será ministrada pela médica fitoterapeuta Lívia Carneiro, com experiência na área da saúde da mulher, e pelo pedagogo José André Verneck Monteiro, mestre em Prática e Desenvolvimento Sustentável, que produz, comercializa e utiliza as plantas no preparo dos alimentos. 

O farmacêutica do Cremic, Renata Kelly Nascente Carneiro, uma das organizadoras do evento, destaca que além informar os técnicos sobre os benefícios do consumo das plantas alimentícias não-convencionais, os dois palestrantes demonstrarão as diversas formas de usar estes itens nas refeições. Lívia Carneiro, por exemplo, fará um leite de côco com o uso do feijão-borboleta. José André Monteiro, por sua vez, vai preparar um pão que tem como um de seus ingredientes o oro-pro-nobes.

“As plantas alimentícias não-convencionais também representam uma alternativa às hortaliças comuns como alface, salsa e coentro”, destaca Renata Carneiro. Ela acrescenta que plantas como oro-pro-nobes, bertalha, feijão-borboleta e moringa têm alto valor nutricional. Elas podem ser consumidas in natura, cozidas, refogadas ou compor receitas de suco, pães, farinha e arroz, entre tantas outras iguarias. 

Serviço

Evento: Vida Plena – Hábitos para desintoxicar e energizar mente e corpo

Data: 1º de junho de 2017

Horário: 7h30 às 13 horas

Local: Centro de Referência Integrativa e Complementar (Cremic) – antigo Hospital de Medicina Alternativa

Endereço: Rua 26 – Jardim Santo Antônio 

(Goiás Agora)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Ruy Castro conquista Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2026; veja os principais vencedores da 68ª edição

CULTURA

Ruy Castro conquista Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2026; veja os principais vencedores da 68ª edição

Com 23 categorias, principal premiação literária do país reconhece autores consagrados, novos ta...
Slow morning: é possível começar o dia sem tanta pressa? Nem sempre, mas pequenas mudanças podem fazer diferença

SAÚDE

Slow morning: é possível começar o dia sem tanta pressa? Nem sempre, mas pequenas mudanças podem fazer diferença

Entre notificações, trabalho e responsabilidades domésticas, tendência das redes sociais propõe...
Nova orientação revê tratamento da menopausa precoce; saiba o que muda para quem faz reposição hormonal

SAÚDE

Nova orientação revê tratamento da menopausa precoce; saiba o que muda para quem faz reposição hormonal

Recomendação internacional propõe que a duração da terapia hormonal seja definida individualmen...
Jovens também precisam estar atentos ao AVC; internações na faixa de 15 a 49 anos cresceram 16,9% em cinco anos

SAÚDE

Jovens também precisam estar atentos ao AVC; internações na faixa de 15 a 49 anos cresceram 16,9% em cinco anos

Neurologista comenta sobre aumento dos casos entre os mais novos e explica sobre prevenção e trata...
Você saberia identificar uma inteligência artificial ao telefone? Veja como agentes de voz estão mudando o atendimento ao consumidor

TECNOLOGIA

Você saberia identificar uma inteligência artificial ao telefone? Veja como agentes de voz estão mudando o atendimento ao consumidor

Startup goiana desenvolve vozes artificiais capazes de conversar, agendar serviços e atender client...
Seu cão dorme de barriga para cima? Entenda por que ele escolhe essa posição

FOFINHO!

Seu cão dorme de barriga para cima? Entenda por que ele escolhe essa posição

Hábito pode estar relacionado ao conforto, à temperatura e à sensação de segurança
Horóscopo do dia (27/10): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (28/10): veja as previsões para o seu signo

Dia convida a organizar os planos, cuidar das relações e encontrar tempo para o que faz bem
Soso Careca

CELEBRIDADES

Soso Careca anuncia gravidez do primeiro filho com MC Paiva

Influenciadora de 19 anos compartilhou a novidade nas redes sociais ao lado do funkeiro