O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Tradição

Festas Juninas marcam a cultura do povo

Diversidade de alimentos e estilos musicais são marcas da tradição inovadora das festas juninas

Postado em 3 de junho de 2017 por Sheyla Sousa
Festas Juninas marcam a cultura do povo
Diversidade de alimentos e estilos musicais são marcas da tradição inovadora das festas juninas

Wilton Morais

O mês de junho se iniciou e junto, o ânimo do povo se eleva com a chegada das tradicionais festas juninas. Em homenagem a três santos católicos, praticamente cada semana do mês representa um destes. No dia 13 de junho, o Santo Antônio, um dos mais populares na representação cultural e religiosa do Brasil é conhecido como o santo casamenteiro.

Já no dia 24, as comemorações celebram o precursor de Jesus, São João Batista, que anunciou sua vinda e a salvação. No dia 29, a celebração homenageia a São Pedro, ao qual possui a missão de conduzir a Igreja para o céu.

Apesar da tradição e cultura, homenagear os três santos católicos, a origem das celebrações são anteriores à era cristã. Entre os dias 21 ou 22 de junho, no hemisfério norte, algumas celebrações aconteciam durante o solstício de verão. A data marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, astronômica. 

De acordo com historiadores, sem conseguir acabar com cultos à fertilidade que aconteciam em junho, por volta do século 10, à igreja decidiu cristianizar esses eventos. Instituindo assim, o dia de homenagens aos três santos. Ainda na antiguidade, povos egípcios e celtas, aproveitavam a ocasião realizar rituais e pedirem fartura na colheita.

Tradição inovadora 

Seguindo a tradição da igreja católica e a mistura de outros povos, além dos aspectos culturais da sociedade, em Goiás diversos eventos dedicados às festas juninas acontecem todos os anos, ao longo do mês de junho.

As festas vão desde as mais tradicionais com venda de: arroz doce; produtos derivados do milho, como pamonha, canjica, pipoca, bolo de milho verde, milho cozido, bolo de fubá e curau; também faz parte do cardápio biscoito de polvilho, batata doce assada, e como bebida o tradicional quentão.

As danças de roda, com influência de elementos culturais portugueses, espanhóis e franceses também fazem parte das festas. Com aspecto chinês, os fogos de artifícios representam o país de onde a pólvora começou a ser manipulada pela humanidade.

Com o passar dos anos, as festas juninas continuam sofrendo mudanças e adquirindo novos moldes. Em Goiânia, o forró ganha espaço, além das músicas de roda. Na Villa Cavalcare o Arraiá da Santa Ajuda, ao som do estilo musical forró, tem a proposta de ajudar os encalhados a conseguir um parceiro no amor. 

Em diversas escolas, os estilos musicais e características se misturam. Com um pouco de quase tudo, hip hop, sertanejo, forró e outros estilos musicais, os alunos se divertem com comidas típicas e decorações. A grande maioria dessas festas auxilia na arrecadação de fundos para as escolas. Nesse ambiente, o público se mistura entre crianças e adultos. 

Com diversas competições, dos grupos da Federação de Quadrilheiros do Estado de Goiás, o Governo Estadual promove também o 6º Arraiá do Cerrado neste ano. A Festa também apresenta as características do povo goiano, e alegra a multidão. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também