Mostra itinerante de videodança chega ao Parque Beija-Flor
O festival promove sessões gratuitas e ao livre de curta-metragens provenientes de diversos países, além de produções brasileiras e goianas
Amanda de Oliveira
Com a intenção de levar a videodança para os parques e praças de Goiânia, a segunda fase do D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo chega ao Parque Beija-Flor, no Setor Jaó, neste sábado (3), a partir das 18h30.
Todos os sábados, até o dia 17 de junho, o D’Olhar Itinerante contempla um parque ou praça de uma região diferente da capital. Os próximos contemplados são o Parque Flamboyant, no dia 10, e a Praça do Sol, dia 17.
O projeto consiste em sessões ao ar livre, gratuitamente, em parques de diferentes regiões da Grande Goiânia, com uma mostra de filmes selecionados da primeira fase do festival, realizada de 26 a 30 de abril no Centro Cultural UFG.
A cada sessão, com cerca de 90 minutos de duração, serão exibidos 8 a 12 curta-metragens provenientes de diversos países, além de produções brasileiras e goianas. Um dos destaques da noite é a videodança Rio das Almas, dirigido pela estudante Thaynara Rezende, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que tem como inspiração o rio goiano e sua influência sobre a cultura e o imaginário popular.
Outro destaque é produção norte-americana ExquisiteCorps. Dirigido por Mitchell Rose, é uma carta de amor à dança que conta com a participação de 42 bailarinos e coreógrafos de diversas partes do mundo. O vídeo integra um projeto de colaboração artística com integrantes de diferentes nacionalidades e idades cuja inspiração é o Surrealismo, principalmente no que diz respeito à primazia do inconsciente na criação artística.
O Festival
Essa fase de itinerância pelos nossos parques, explica a produtora cultural do evento, é uma ideia que faz parte do festival desde sua concepção. “O D’Olhar foi criado para divulgar e fomentar a videodança não apenas para os profissionais e artistas do audiovisual e da dança, mas também para aproximar a videodança e o documentário de dança do grande público, principalmente das pessoas que ainda não costumam frequentar os espaços convencionalmente dedicados às artes em geral e, em particular a dança e sua junção ao audiovisual”, ressalta Lívia Batista.
A diretora considera que a exibição de parte da programação do festival nos parques e praças públicas da grande Goiânia é a melhor forma de devolver para a cidade o investimento via leis de incentivo que estão possibilitando a realização deste festival. O projeto D’olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo tem incentivo do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e é realizado pela Mova-se Projetos Culturais.
Serviço
D’Olhar – Festival
Local: Parque Beija-Flor, Setor Jaó
Horário: 18h30
Gratuito
Programação completa: www.dolhar.com.br/site/mostra-dolhar/
Confira o Tease oficial do festival: