Desconto do IPVA só vale para pagamento em dia
Além da redução do imposto para veículos populares, os consumidores inscritos no programa Nota Fiscal Goiana também têm desconto de 5% no valor do IPVA deste ano
A Secretaria da Fazenda alerta que os contribuintes devem ficar atentos ao calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para não perderem o desconto de 50% para veículos populares. “Alguns perdem o desconto porque não pagam o IPVA até a data limite, a que consta no calendário como data da parcela única ou terceira parcela”, explica o coordenador do IPVA, Nivaldo Damasceno.
Desde 2012, motos de até 125 cilindradas e carros 1.0 pagam IPVA pela metade se quitarem o imposto em dia e não tiverem multas de trânsito no ano anterior. No ano passado, mais de 250 mil tiveram esse abatimento de 50%. O fim do desconto é previsto em lei para aquele contribuinte que não pagou o imposto até a data limite. “Alguns motoristas chegam na Sefaz com dúvidas, dizendo que pagaram duas parcelas e que esqueceram a última e infelizmente perderam o desconto. A legislação é clara, deve-se quitar o IPVA no prazo correto”, esclarece Nivaldo.
Além da redução do imposto para veículos populares, os consumidores inscritos no programa Nota Fiscal Goiana também têm desconto de 5% no valor do IPVA deste ano. Esse abatimento vale para todos aqueles que se cadastraram no ano passado, independente do modelo do veículo. Para 2018, o desconto vai variar entre 5% a 10% de acordo com quantidade de bilhetes acumulados no programa.
Para pagamento à vista ou parcelado o contribuinte pode procurar uma unidade da Sefaz – Delegacias Fiscais, Agenfas, Vapt Vupt – ou o site www.sefaz.go.gov.br. Para pagar à vista, basta acessar o menu pagamento de tributos, depois o ícone auto de infração ou notificação de lançamento e preencher o campo com o número da placa para emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DARE) e quitação nas agências bancárias. Já o parcelamento, pode ser feito acessando o banner parcelamento de IPVA, na página principal do site da Secretaria.
(Goiás Agora)