Ufa! Finalmente a primeira vitória do Atlético
Após quatro derrotas, rubro-negro goleia a Ponte Preta por 3 a 0 e consegue somar os primeiros três pontos na Série A
Edivaldo Barbosa
Com o recém-contratado técnico Doriva nas tribunas do Estádio Olímpico, o Atlético finalmente conquistou a primeira vitória e, consequentemente, os primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro da Série A. Ontem à noite, em Goiânia, o rubro-negro goleou a Ponte Preta por 3 a 0 – gols do atacante Everaldo (2) e Luiz Fernando.
A vitória, além de suavizar a situação dos goianos na 1ª divisão, deu ânimo ao time para a sequência da Série A. Sob o comando do técnico interino João Paulo Sanches – Doriva assume o comando oficialmente hoje –, o Atlético fez um bom jogo e marcou os dois gols ainda no primeiro tempo. Além de Everaldo, Andrigo também foi o destaque atleticano na partida.
Com o triunfo, o rubro-negro saiu da lanterna da Série A e ultrassou Vitória-BA e Atlético-PR. O time agora é o 18º na tabela de classificação e volta a jogar pelo Brasileiro no próximo domingo, contra o Cruzeiro, fora de casa.
O jogo
Sob o olhar do novo técnico, o Atlético começou a partida com disposição em abrir logo o placar. Com um minuto de jogo, o rubro-negro chegou com perigo. Bruno Pacheco fez jogada individual pela esquerda e cruzou para o estrean Breno Lopes chutar de primeira para fora.
A Ponte Preta tentava valorizar a marcação, enquanto o rubro-negro buscava o gol, mas sem sucesso. A equipe visitante, aos 8, fez boa triangulação na entrada da área entre Nino Paraíba, Elton e Lucca, que sofreu falta de Roger Carvalho. Aos 17, boa chance para o rubro-negro. Andrigo foi lançado livre dentro da área, mas o goleiro Aranha fechou o ângulo e evitou o gol atleticano.
O Atlético reclamou de um pênalti aos 20 minutos, quando houve um puxão dentro da área, mas o árbitro nada marcou. Aos poucos, apesar da disposição do Atlético, a Ponte Preta começou a ganhar espaço e chegava com perigo ao gol defendido por Felipe. Andrigo bateu cruzado e obrigou Aranha a espanhar para escanteio. O rubro-negro já mostrava melhor volume de jogo, apesar da marcação adversária.
Com Andrigo se movimentando bastante e dificultando a marcação, o Atlético abriu o placar aos 36 minutos. Andrigo chutou e a bola explodiu na zaga e foi para fora. Escanteio que o mesmo atacante cobrou e Everaldo subiu mais que os adversários – Atlético 1 a 0. Aos 43, Jorginho foi puxado por Marllon dentro da área: pênalti. Everaldo cobrou e fez o segundo gol atleticano.
Em desvantagem no placar, a Macaca retornou para o segundo tempo com duas alterações: entraram Emerson Sheik e Renato Cajá nos lugares de Wendel e Fábio Braga, respectivamente. Com isso, Léo Artur passou a atuar com segundo volante.
O Atlético manteve a mesma postura, porém valorizando mais ainda a marcação. Mesmo assim, levou perigo ao gol defendido por Aranha na etapa final. Andrigo e o estreante Breno Lopes obrigaram o goleiro da Ponte Preta a fazer boas defesas antes do time goiano ampliar o placar.
Luiz Fernando, que tinha acabado de entrar no lugar de Andrigo, marcou o terceiro gol, aos 32. Depois de receber de Everaldo, o atacante tocou na bola pela primeira vez no jogo e marcou o gol atleticano.
Com a boa vantagem, o rubro-negro passou a valorizar a posse de bola até o apito final do árbitro Péricles Bassols Pegado Cortez (PE).