Goiânia recebe exposição de arte contemporânea
Ênio Porto volta a expor individualmente as obras da ‘Outsider’
Após um tempo de afastamento das exposições individuais, a manifestação expressiva de Ênio Porto volta a Goiânia. O artista, com mais de 40 anos de profissão, traz a exposição Outsider, com 70 peças que ficarão expostas de terça-feira (13 de junho) a 4 de julho, no Grande São da Vila Cultural Cora Coralina, Setor Central.
Poéticas, as obras da Outsider têm acrílico sobre tela, pistola e spray sobre papel e materiais ordinários, desenhos de técnica mista, pintura a óleo em cerâmica e esculturas em pedra sabão. O vernissage, com presença do artista, é hoje, às 20h, no próprio salão cultural.
Ênio Porto retrata temas dos dias atuais, como violência, espiritualidade, vidas em outro mundo, física quântica, cosmologia, arte rupestre e perda qualitativa da natureza e da consciência humanas com um olhar contemporâneo. Procura extrair a beleza de tudo o que vê. “Pintura é como um livro: você encontra um mundo de signos e representações. Vivemos entre o caos e o horror. Minha pintura parece ser violenta, mas eu tento tirar a beleza desse mundo caótico e assustador”, afirma.
O médico, escritor e crítico de artes Carlos Fernando Filgueiras de Magalhães escreveu: “Os trabalhos de Ênio mostram que o quadro deixa de ser mero objeto para transformar-se num código de leitura visual, e é aí onde está uma de suas mais apaixonantes contribuições”.
Ênio foi premiado, nacional e internacionalmente, por seu trabalho e por suas técnicas. Dentre as premiações, destaque para a exposição Lima MallArtAward, de 1975, em Ohio, EUA, e para o Salão de Artes do Centro Acadêmico de Medicina em Rosário, na Argentina, de 1976.
Suas maiores exposições foram realizadas com Carlos Sena, na Galeria Bauhaus, em Goiânia, em 1985. No mesmo ano, participou ainda do Salão Nacional de Artes Plásticas e da coletiva na Felix Galeria de Arte, todas em Goiânia. Em 1987, exposição Levante Centro-Oeste, em Brasília. Também em 87, exposição coletiva da premiação Viola de Cocho em Cuiabá, no Mato Grosso. Em 1986, individual em comemoração aos 25 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O artista
Artista plástico e paisagista, Ênio é goiano de Pontalina, nascido em 1957. Autodidata, iniciou sua aventura com as cores e as formas, ainda criança, e já com 8 anos de idade começou a desenhar em frente sua casa, no asfalto, utilizando cacos de gesso e tijolo vermelho. Desde então, todo caderno e toda folha em branco eram palco das tintas e ideias.
Ainda jovem, ingressou na Escola de Belas Artes da UFG, onde encontrou um ambiente fecundo e criativo, que lhe propiciou contato com excelentes professores da grandeza de Cleber Gouveia, Adelmo Café, Neuza Perez e Marcos da Veiga Jardim. Em sua carreira, participou de eventos, exposições e concursos da UFG, sendo premiado em vários deles.
O artista morou, nos anos 1975 e 1976, nos Estados Unidos, mas especificamente em Columbus, Ohio, e realizou cursos, exposições e concursos pelos quais recebeu duas premiações. Além destas, realizou exposições individuais e coletivas bienais por diversos estados brasileiros.
SERVIÇO:
Exposição ‘Outsider’ por Ênio Porto
Vernissage: 13/6 às 20h
Visitação: de 13/6 a 4/7, de segunda a segunda, inclusive em feriados das 9h às 17h
Onde: Vila Cultural Cora Coralina (grande salão da VCCC) – Rua 3, s/nº, Setor Central