‘Lanterna Mágica’ começa nesta terça em Goiânia
Gratuito, Festival Internacional de Animação traz filmes de diversas partes do mundo, debates, palestras e oficinas
O calendário brasileiro de festivais de cinema ganha mais um destaque no âmbito das animações. O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação começa hoje (13) com programação que se estende até domingo (18). Mostras Competitivas e Não Competitivas, oficinas, palestras e debates dão vida ao Lanterna Mágica, que será realizado no Espaço Sonhus, no Centro de Goiânia. Todas as atividades são gratuitas.
A partir das 20h, ocorre a abertura do festival em um evento conjunto com o 4º Cinema na Calçada, projeto que ocupa espaços públicos da Capital com mostras de filmes. Uma sessão especial de curtas e uma feirinha em parceria com o Casulo Moda Coletiva dão o start ao festival. Tuk pub da cerveja Colombina, banquinha da HocusPocus, comidinhas e mais algumas surpresas recebem o público na noite de abertura.
Programação
Foram mais de 350 animações inscritas, entre produções brasileiras de diversos estados e de países como Suíça, Alemanha, Grécia, França, Polônia, Argentina, México e Colômbia. As mostras competitivas estão divididas entre nacionais e internacionais; competem nessa categoria apenas curtas-metragens. A curadoria da Mostra Nacional de Curtas foi feita por Ricardo de Podestá, diretor, roteirista, animador e diretor de criação. Ludielma Laurentino é montadora, roteirista, diretora e sócia da produtora Panaceia Filmes e curadora da Mostra Internacional de Curtas.
A Mostra Não Competitiva do Lanterna Mágica conta com longas-metragens de diversos países, que serão exibidos em sessões ao longo da programação. A Sesta Cultural é uma mostra voltada para os alunos do Colégio Lyceu, onde o Espaço Sonhus está localizado. Já a Mostra Especial: História da Animação em Goiás homenageia realizadores goianos ao longo de sua trajetória e, após a sessão de sábado, será realizado o debate O Mercado de Animação em Goiás para aprofundar a discussão de como o Estado se projeta no mercado nacional e internacional.
Além das exibições
Entre os objetivos do festival está o de promover debates e encontros que contribuem diretamente na formação e na valorização do mercado de animação nacional, projetando-o internacionalmente. Um estudo de caso sobre o processo de criação e produção do longa O Menino e o Mundo, com o diretor Alê Abreu e Priscilla Kellen, será realizado no domingo.
Rosana Urbes ministra a palestra Processos de Realização de um Filme de Animação, na quinta-feira, quando também ocorre a oficina Storyboard, com Emerson Rodrigues. Ainda como parte da programação o Lanterna Mágica irá promover um exercício de pitching, no dia 17 de junho, com o intuito de profissionalizar roteiristas, diretores e produtores. O pitching é um formato de apresentação oral de projetos, muito utilizado no mercado do audiovisual, para defesas em editais, acordos de co-produção, contratos com canais de televisão e demais situações.
O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação é uma realização da Caolha Filmes. Essa é a primeira edição do festival, que foi contemplado com o Fundo de Arte e Cultura.
SERVIÇO:
Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação
Quando: de 13 a 18 de junho
Onde: Espaço Sonhus (dentro do Colégio Lyceu de Goiânia. Rua 21, nº 10, Setor Central – Goiânia)
Programação completa: lanternamagicafestival.com.br
Entrada franca