Prefeitura plantará 15 árvores a cada uma removida pelo BRT
Remoção foi autorizada pela Amma que determinou o plantio de novas mudas
Wilton Morais
A empresa responsável pela construção das obras do Bus Rapid Transit (BRT) começou nesta semana a remoção de árvores do trecho da Avenida Quarta Radial, nas proximidades do Setor Pedro Ludovico. A retirada das árvores permitirá que o trabalho do BRT seja realizado, e que futuramente os ônibus passem pelo corredor.
De acordo com o engenheiro e gestor do contrato da BRT, Leandro Helou, as árvores serão substituídas na proporção de uma para 15. As novas mudas serão plantadas na própria região do BRT, ou em outras áreas indicadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
“Elas só poderão ser plantadas, quando estiver pronto sistema viário do BRT. Depois de realizado o serviço, replantamos as mudas”, afirmou o gestor. Helou também informou que outros trechos também terão as árvores removidas, mas não em grandes quantidades. “Só pontos ocasionais, na Avenida Rio Verde e na Avenida Primeira Radial. Mas não são árvores grandes e são quantidades menores”, explicou.
Sobre o impacto ambiental, o gestor do BRT disse que o impacto positivo será maior. “Arrancamos uma, mas plantaremos 15. Gera um impacto ambiental, mas positivo”.
Adequação
A Amma considerou que, a rearborização dará um aprimoramento na cidade, adequando ao Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Na Avenida Quarta Radial, as árvores removidas são comuns: Monguba e Paimeira.
“A Paimeira, por exemplo, não é mais indicada para arborização, por conta dos espinhos. Com o novo plantio, a nova árvore será adequada ao Plano Diretor”, afirmou o biólogo e analista em obras e urbanismo da Amma, Leandro Georges.
“Foi necessário a remoção, por conta do espaçamento. Não havia espaço necessário para passar os dois ônibus ao mesmo tempo. E parte da raiz foi cortada, por conta da via, o que deixava riscos de queda das árvores”, explicou o analista sobre a remoção.
As novas mudas serão plantadas em canteiros laterais, nos trechos do próprio BRT, e em passeios públicos em frente ao corredor. “Na Avenida Goiás Norte, o passeio já foi revitalizado e já têm mudas no local, em que o trecho está pronto”, exemplificou.
O biólogo lembrou ainda que, nos locais onde estão prontos, e ainda não foram replantadas as mudas, foi por conta do período seco. “Serão plantadas assim que chegar o período chuvoso. Assim como na Avenida Quarta Radial, que quando as obras estiverem prontas serão plantadas, as mudas”, esclareceu.
Legislação
O plantio de novas árvores é determinado por legislação municipal. A lei determina um número especifico que varia de 10 a 50 mudas por árvore cortada, considerando o valor da árvore removida. “Em alguns trechos são arvores exóticas, por isso o quantitativo é variável”, explicou Georges.
O corredor do BRT terá 21,8 quilômetros de extensão exclusivos para o transporte coletivo. Serão atendidos moradores de 148 bairros da Capital, ligando a região Sul e Noroeste da Capital. Cerca de 93 ônibus articulados e convencionais, farão o percurso diariamente.