O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Ranking Nacional

Goiás entra na lista dos dez maiores programas de artesanato do Brasil

Atualmente, o Estado conta com 6.558 artesãos cadastrados e ultrapassou nesta semana o Estado do Mato Grosso, que perdeu a posição de décimo lugar no ranking nacional

Postado em 24 de junho de 2017 por Amanda de Oliveira
Goiás entra na lista dos dez maiores programas de artesanato do Brasil
Atualmente

O Programa do Artesanato Goiano, administrado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED), agora faz parte dos dez maiores do país. Em 2011 ocupava a 26ª colocação com apenas 376 artesãos cadastrados. Hoje, Goiás ocupa o décimo lugar no ranking nacional de acordo com o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) do Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Atualmente, o Estado conta com 6.558 artesãos cadastrados e ultrapassou nesta semana o Estado do Mato Grosso, que perdeu a posição de décimo lugar no ranking nacional.  Segundo o gerente de artesanato, ligado à Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED, e coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro em Goiás, André Franco, esta é uma grande conquista.  “Vínhamos perseguindo este objetivo havia três anos. Subimos ao mesmo tempo para décimo no Brasil e para segundo no ranking do Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal”.

A equipe da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas, por meio da Gerência de Artesanato, tem percorrido os municípios goianos cadastrando os artesãos do Estado.  Segundo André Franco foi a mudança de foco na maneira de cadastrar, saindo da capital para o interior que propiciou este aumento de 1.644,14% nos últimos seis anos. “Antes o cadastramento era feito apenas na capital. Agora, nós levamos o cadastramento aos municípios e assim estamos descobrindo verdadeiras joias que estavam escondidas”, conta Franco.

O cadastramento dos artesãos aconteceu em 162 municípios goianos. A meta é atingir 200 municípios em 2017 e os 246 até o final de 2018. “Se conseguirmos atingir os 246 municípios goianos seremos o primeiro estado brasileiro a ter 100% do seu território mapeado no setor do artesanato”, afirma o gerente André Franco.

Na próxima semana a equipe do Programa do Artesanato Goiano fará o cadastramento em oito municípios do interior: em Santa Cruz e Palmelo (26/06), Pires do Rio e Campo Alegre (27/06), Cumarí e Nova Aurora (28/06), Goiandira e Davinópolis (29/06), Três Ranchos e Ouvidor (30/06). 

(Goiás Agora)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.