Saladas são opção saborosas e saudáveis para qualquer época do ano
Leves e saudáveis, as saladas também combinam com inverno e são entrada antes do prato quente
Da Redação
Engana-se quem pensa que salada é um prato para ser degustado só nos dias quentes. A temperatura amena do inverno goiano é um convite a manter no cardápio os pratos saudáveis e que podem atuar como entrada antes dos consistentes pratos quentes, geralmente mais consumidos nessa época do ano, porém mais calóricos. Então as saladas são alternativas para balancear a dieta.
Para almoço ou jantar, as saladas são unanimidade quando se trata de alimentos leves e saudáveis – além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras. Variedade e harmonia de sabores são as apostas do chef Luiz Trigo para o restaurante do Quality Hotel Goiânia. Dentre as suas composições, a salada Regiana, traz endívia, tomate seco e muçarela de búfala, enquanto a tradicional Caprese oferece alface e tomate frescos, muçarela de búfala e molho pesto: uma mistura de sabores imbatível para quem gosta de ingredientes variados.
Outro destaque é a salada Mediterrânea, um mix de folhas verdes, com legumes e grãos secos, delicadamente finalizada com damasco. Gostosa e fácil de fazer, permite adaptações a gosto. “É uma salada bem completa do ponto de vista nutricional além de reunir ingredientes acessíveis. O toque exótico do prato vem do sabor levemente ácido do damasco seco, somada à pitada de brasilidade obtida a partir da consistência da castanha-de-caju e do palmito”, garante o chef.
O frescor e o aroma dos ingredientes dão um charme todo especial. O molho vinagrete – um clássico da cozinha francesa – que, diferente da versão brasileira, não leva tomate e cebola picadinhos, é utilizado na receita para finalizar. O sabor acentuado fica por conta da mostarda. Todas as opções são muito nutritivas e, segundo o chef Luiz Trigo, acompanham muito bem pratos grelhados como frango com legumes ou o steak au poivre. “Para beber, um vinho leve e frutado como espumantes brancos ou rosés”, sugere.