Decreto autoriza uso e permanência de forças armadas no Rio
Documento foi assinado pelo presidente Temer na manhã desta sexta-feira (28)
Um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) aprovou a permanência de Forças Militares no Rio de Janeiro. O documento, assinado pelo presidente Michel Temer, garante a estadia de Forças Armadas na região até o fim deste ano.
Em apoio às ações do Plano Nacional de Segurança Pública, a medida faz um paralelo à Constituição Federal que assegura que as Forças Armadas, por meio de ordem presidencial, atue em ações de segurança pública em casos de greve e perturbação da ordem e em caso de esgotamento das forças de segurança tidas como “convencionais”.
O Estado do Rio vive um aumento brusco dos casos de violência, assustando a população. Nas últimas semanas, a Linha Vermelha, que é uma das principais vias que lia a cidade, foi alvo de tiroteios entre policiais e criminosos. Motoristas assustados foram obrigados a deixar os carros e se agachar do lado de fora para que não fossem atingidos.
A rotina das escolas também tem sido afetado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, só em 2017, 1 em cada 4 escolas foram obrigadas a fechar suas portas por conta de tiroteios ou confrontos típicos.