Facebook irá checar notícias postadas na rede
A ideia é que ao ver a notícia falsa ser desacreditada em tempo real desencoraje os usuários a espalhar a mentira
O Facebook agora irá colocar notícias checadas em suas notícias relacionadas. Ao postar, compartilhar ou comentar em alguma coisa, a rede apresenta algumas sugestões de artigos falando do mesmo assunto.
Agora, só irão aparecer nestas sugestões notícias checadas em relação à matéria original. Por exemplo, se você postar uma notícia falsa sobre uma invasão alienígena, as notícias relacionadas trarão artigos desmentindo o que foi postado ou dando notícias reais sobre o que se sabe daquilo.
A ideia é que ao ver a notícia falsa ser desacreditada em tempo real desencoraje os usuários a espalhar a mentira. Mas o novo algoritmo não vai servir apenas para isso. As notícias relacionadas agora também deverão trazer artigos reais sobre o mesmo assunto, mas sob outro ponto de vista.
Por exemplo, ao compartilhar uma notícia contra a legalização da maconha, talvez apareça uma notícia a favor. Segundo entrevista dada pela diretora de produtos do Facebook, Tessa Lyons, ao TechCrunch, a ideia é que o leitor tenha mais ferramentas para se informar ao invés de apenas reproduzir o que viu: “Não queremos ser árbitros da verdade, queremos que o usuário se informe e acreditamos que a checagem de fatos ajudará a separar as notícias reais dos rumores”.
(Mais Goiás)