ONU diz que Irã cumpriu acordo nuclear com grandes potências
Com o acordo, país persa interromperia atividades nucleares por um prazo de pelos menso 10 anos
Depois de muita polêmica, finalmente teria sido cumprida pelo Irã uma série de exigências propostas em um acordo nuclear feito entre 6 potências em 2015. Segundo informações da Agência EFE, o documento, confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), situada na Áustria, diz que o país persa mantém inventários de urânio enriquecido em limites de pureza e quantidade determinados – realidade diferente do período em que sofreu intervenção.
O objetivo da medida é fazer com que Teerã interrompa a produção de armamento nuclear. A AIEA disse em nota que uma série de inspetores visitaram as instalações e fizeram medições de vigilância nos centros nucleares iranianos. As atividades atômicas no país, neste caso, ficam suspensas por um prazo entre 10 e 25 anos. No episódio, potências internacionais como Rússia, Estados Unidos, Alemanha, China, França e Reino Unido suspenderam suas atividades diplomáticas, comerciais e, inclusive, nucleares com o país.
O presidente norte-americano, Donald Trump, fez críticas ao pacto, considerando-o “ruim”. Em visita a Viena na última semana, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, disse esperar que o Irã cumpra “estritamente com suas obrigações”.