O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
Políticas imigratórias

Trump determina fim de programa que protege crianças imigrantes de deportação

Esta seria a primeira medida que, segundo especialistas, poderia afastar presidente de eleitorado latino no país

Postado em 5 de setembro de 2017 por Guilherme Araújo
Trump determina fim de programa que protege crianças imigrantes de deportação
Esta seria a primeira medida que

Nesta terça-feira (5) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma nova decisão, revogou o programa Deferred Action for Childhood Arrivals, popularmente conhecido como Daca. A medida, criada pelo ex-presidente Barack Obama, retira direitos de aproximadamente 800 mil crianças que chegaram aos EUA ilegalmente e deixa aos cuidados do Congresso decidir que destino terão estas pessoas.

Anunciada pelo secretário de Justiça, Jeff Sessions, a decisão foi justificada como necessária para que seja garantido o respeito às leis de imigração no país, assegurando que durante o prazo de 6 meses em que ficará em análise pelo Congresso, nenhum beneficiário sofrerá conseqüências.

Após o anúncio da decisão, centenas de pessoas protestaram do lado de fora da Casa Branca contra o anúncio. Democratas e defensores das liberdades civis se posicionaram contra as mudanças na legislação e atacaram o presidente. 

Em nota divulgada por meio da Casa Branca, Trump disse: “Não sou favorável a punir crianças, a maioria das quais agora são adultas, pelas ações de seus pais. Mas também temos de reconhecer que somos uma nação de oportunidades, porque somos uma nação de leis.”

 “A decisão do presidente Trump de acabar com o Daca é um ato profundamente vergonhoso de covardia política e um ataque desprezível a jovens inocentes em comunidades ao redor da América”, afirmou Nancy Pelosi, líder democrata na Câmara dos Deputados dos EUA.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também