O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quinta-feira, 29 de agosto de 2024
Perspectivas

Levantamento aposta Goiás como um dos dez melhores estados para se viver

Estado ficou atrás em condições de vida apenas em locais das regiões Sul e Sudeste, e do Mato Grosso do Sul

Postado em 16 de setembro de 2017 por Guilherme Araújo
Levantamento aposta Goiás como um dos dez melhores estados para se viver
Estado ficou atrás em condições de vida apenas em locais das regiões Sul e Sudeste

Se você sempre usou aquela velha frase de que “ser goiano é bom de mais”, saiba que viver por aqui também é. Pelo menos é o que diz um estudo da empresa de consultoria Macroplan, publicado nesta semana na revista Exame. Feito durante os anos de 2014 e 2015, os dados, recolhidos dentro das perspectivas do Índice de Desafios da Gestão Estadual (IDGE) apontam que o Estado registrou neste período melhorias em áreas importantes, como saúde, educação e segurança pública.

O desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social foi o único aspecto em que o Estado se manteve estável, frente a quedas nos outros locais avaliados, obtendo ainda crescimento em 6 das 9 áreas avaliadas, a fim de se situar com uma nota maior que a do último senso, atingindo 0,655 ante a 0,55 no ranking que vai de 0 a 1. Um único recuo foi registrado na área institucional, justificado pela alta taxa de congestionamento da justiça.

O número evidencia que Goiás se posiciona entre os 17 melhores estados com boas perspectivas de vida, ficando atrás em condições de vida apenas em locais das regiões Sul e Sudeste, e do Mato Grosso do Sul. Dados preliminares mostraram ainda que a taxa de homicídios e mortes no trânsito no ano passado caíram 7%. Entre os maiores avanços registrados estão os itens Jovens com Ensino Superior Completo, com ganho de seis posições no ranking (de 13º para 7º), Acesso à Internet (de 12º para 7º) e Qualidade das Rodovias (de 19º para 14º). 

Veja também