Levantamento aposta Goiás como um dos dez melhores estados para se viver
Estado ficou atrás em condições de vida apenas em locais das regiões Sul e Sudeste, e do Mato Grosso do Sul
Se você sempre usou aquela velha frase de que “ser goiano é bom de mais”, saiba que viver por aqui também é. Pelo menos é o que diz um estudo da empresa de consultoria Macroplan, publicado nesta semana na revista Exame. Feito durante os anos de 2014 e 2015, os dados, recolhidos dentro das perspectivas do Índice de Desafios da Gestão Estadual (IDGE) apontam que o Estado registrou neste período melhorias em áreas importantes, como saúde, educação e segurança pública.
O desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social foi o único aspecto em que o Estado se manteve estável, frente a quedas nos outros locais avaliados, obtendo ainda crescimento em 6 das 9 áreas avaliadas, a fim de se situar com uma nota maior que a do último senso, atingindo 0,655 ante a 0,55 no ranking que vai de 0 a 1. Um único recuo foi registrado na área institucional, justificado pela alta taxa de congestionamento da justiça.
O número evidencia que Goiás se posiciona entre os 17 melhores estados com boas perspectivas de vida, ficando atrás em condições de vida apenas em locais das regiões Sul e Sudeste, e do Mato Grosso do Sul. Dados preliminares mostraram ainda que a taxa de homicídios e mortes no trânsito no ano passado caíram 7%. Entre os maiores avanços registrados estão os itens Jovens com Ensino Superior Completo, com ganho de seis posições no ranking (de 13º para 7º), Acesso à Internet (de 12º para 7º) e Qualidade das Rodovias (de 19º para 14º).