O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Cidades

Cresce apreensões de armas de fogo

Na Região Metropolitana de Goiânia foi registrado o maior aumento nos números de apreensões. Outras cidades também tiveram elevação na quantidade de confiscos

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 12 de outubro de 2017
Cresce apreensões  de armas de fogo
Na Região Metropolitana de Goiânia foi registrado o maior aumento nos números de apreensões. Outras cidades também tiveram elevação na quantidade de confiscos

Marcus Vinícius Beck*


No último mês, em todo o estado de Goiás, o Observatório de Segurança Pública informa que houve aumento de 76,9% na apreensão de armas, comparado com o ano passado. O aumento na retirada dos artefatos foi registrado em municípios da Região Metropolitana. Somente em Aparecida de Goiânia, por exemplo, registrou-se aumento de 180,95% nas apreensões. Outras cidades também tiveram elevação na quantidade de confisco por parte das autoridades. Boa parte das armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos.

Em Goiás e Itumbiara, na região central e sul de Goiás, respectivamente, o número de apreensões subiu 136,36%. Iporá e Rio Verde aumentaram 126,67% a quantidade de apreensões. Em última colocação, mas não menos chamativa, aparece a cidade de Catalão, no sudeste do estado. Segundo levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública de Goiás, em comparação mensal com dados com o mês de agosto de 2016 e 2017, a Polícia Militar (PM) atuou na apreensão de armas de fogo e na captura de foragidos da Justiça.

Recentemente, em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balesteri, disse que o número de crimes diminuiu 41% em Goiás. “No Brasil contemporâneo, uma queda nos índices de criminalidade é uma façanha enorme”, afirmou. Balesteri ainda ressalvou que a quantidade de crimes de latrocínio despencou ante o número passado. “A queda é absolutamente real, as pesquisas são técnicas, cotejadas, ou seja, comparadas com outras pesquisas de cunho científico”.

Dos números divulgados pelo Observatório, um deles aconteceu no início desta semana. A PM prendeu uma menor suspeita de roubar carro de delegado em Goiânia. Imagens de câmera de segurança mostram a adolescente com seu comparsa entrando num carro. Os dois renderam a vítima, roubaram sua arma e saíram com o veículo dela. Em depoimento à polícia, a menor confirmou o crime e disse que estava conduzindo o carro roubado quando encontrou documentos do delegado e a arma dele. 


Ano passado

O estopim para que o crime organizado se consolide e se espalhe está nas armas que circulam ilegalmente. Em novembro do ano passado, durante Operação Cavalo Doido, a Polícia Federal (PF) desmantelou quadrilha internacional de tráfico de drogas que atuava na Capital, distribuindo entorpecentes que eram produzidos no Paraguai e tinham como origem Goiás, Pará, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. No total, a operação do PF prendeu 25 pessoas, 15 apenas em Goiás. 

Com o grupo, foram apreendidas ainda pelo menos 10 toneladas de droga, além de arma de grosso calibre e carros de luxo. Na época, a PF não informou a identidade dos líderes, porém destacou que foram bloqueadas ao menos 80 contas bancários atribuídas aos envolvidos. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação de Rhudy Chrystian) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também