sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Economia

Brasil pode crescer 4% dentro de três anos

Ministro citou como exemplo reformas macroeconômicas, entre as quais a tributária
e a da Previdência

Sheyla Sousapor em
Brasil pode crescer  4% dentro de três anos
Ministro citou como exemplo reformas macroeconômicas

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou sexta-feira (12), em Washington, que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) potencial do Brasil pode passar a ser de 4%, caso as reformas propostas pelo governo sejam aprovadas.

Meirelles citou como exemplo reformas macroeconômicas, entre as quais a tributária e a da Previdência. “Algumas delas já foram aprovadas, como, por exemplo, a taxa de longo prazo para o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, destacou o ministro. Ele disse que seria viável atingir esse patamar em um horizonte de tempo de “três, quatro anos”.

Perguntado sobre os impactos de curto prazo da reforma da Previdência, o ministro afirmou que há efeitos positivos, como o aumento do nível de confiança, da força e da estabilidade dos índices econômicos do país, além da expansão do volume de investimentos. Meirelles ressaltou que a aprovação da reforma é do interesse das diversas facções políticas, “inclusive porque, se não for aprovada agora, ela terá que ser discutida e aprovada no próximo governo. Isso será ruim para quem assumir, porque o primeiro desafio será enfrentar a reforma da Previdência”.

Para o ministro, caso a reforma não seja aprovada, haverá outro impacto, que deve ser levado em consideração por causa do teto dos gastos. “Se não houver aprovação das medidas necessárias e se, em algum momento, o Orçamento e as despesas públicas violarem a regra do teto, os mecanismos são autocorretivos. Existe, então, o corte de novas isenções, subsídios, paralisação de qualquer aumento de contratação ou de salários”.

Segundo Meirelles, isso favorece a aprovação de normas que viabilizem o teto de gastos “de uma maneira mais uniforme no futuro”.


Mercado financeiro

Durante palestra nesta quinta-feira em um evento promovido pelo Instituto de Finanças Internacionais (IIF), o ministro da Fazenda falou sobre os riscos para economia global, caso os bancos centrais de países desenvolvidos demorem a aplicar uma normalização de suas políticas monetárias, ou seja, um aumento gradual de suas taxas de juros. Isso, segundo Meirelles, poderia levar a uma bolha nos mercados de ativos internacionais, cujo rompimento geraria crise.

“É um risco. Evidentemente o Fed [Banco Central norte-americano] está atento a isso e anunciando uma normalização da politica monetária. Isso também está acontecendo na Europa, e não acredito que este seja o cenário provável”, afirmou.

Ele disse também que, com a consolidação das reformas que estão sendo feitas no país, a economia brasileira está ficando mais forte, mais resistente, portanto, em condições de enfrentar eventuais turbulências na economia global”. (Agência Brasil) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Aluguel por temporada pode render mais que locação tradicional

NEGOCIOS

Aluguel por temporada pode render mais que locação tradicional

Diárias podem elevar o faturamento, mas ocupação, limpeza, impostos, manutenção e taxas reduzem...
Farmácia Popular pode economizar até R$ 8,8 mil por ano para famílias

Economia

Farmácia Popular pode economizar até R$ 8,8 mil por ano para famílias

Veja quanto uma família pode economizar usando o Farmácia Popular
Drogas ilícitas no PIB? Entenda a nova metodologia estudada pelo IBGE

Sistema de Contas Nacionais

Drogas ilícitas no PIB? Entenda a nova metodologia estudada pelo IBGE

Instituto avalia o tamanho do mercado a partir de dados sobre consumo, preços, produção nacional ...
Aparecida reduz ITBI de 2,5% para 1,5% por um mês

APARECIDA DE GOIÂNIA

Aparecida reduz ITBI de 2,5% para 1,5% por um mês

Medida aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Leandro Vilela vale de 5 de outubro a 6 de n...
Prévia da inflação acelera para 0,70% em setembro, após queda registrada em agosto

INFLAÇÃO

Prévia da inflação acelera para 0,70% em setembro, após queda registrada em agosto

Alta foi puxada principalmente pela energia elétrica, com fim do desconto do bônus de Itaipu; IPCA...
Minerais Críticos

Recursos Naturais

Legislação de minerais críticos une incentivos da União e de Goiás, mas tem risco de dupla taxação

Economista avalia modelo de forma positiva, mas alerta para o perigo de possível sobrecarga finance...
Mesmo com emprego formal em alta, 68% dos goianienses recorrem a ‘bicos’

TRABALHO

Mesmo com emprego formal em alta, 68% dos goianienses recorrem a ‘bicos’

Índice era de 54% em 2025; alta de 14 pontos percentuais foi a maior entre as dez capitais avaliada...
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a cair nesta sexta (25); veja quem recebe

NÃO É O ABONO, VIU?

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a cair nesta sexta (25); veja quem recebe

Novo lote contempla pedidos apresentados até 31 de agosto e aprovados pelo Ministério da Fazenda