O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Cidades

Mais de 28 carros roubados por dia

Bandidos migraram para o interior do estado. De acordo com delegado, eles buscavam ‘comodidade’ para seguir roubado

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 20 de outubro de 2017
Mais de 28 carros roubados por dia
Bandidos migraram para o interior do estado. De acordo com delegado

Marcus Vinícius Beck*

O número de carros roubados no último mês diminuiu 3,68%, em Goiás, comparado com o mesmo período do ano passado. Levantamento realizado pelo O Hoje, com base em dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), contabiliza 869 carros roubados em setembro deste ano, o que representa 28 veículos roubados por dia no último mês. Já no ano passado, o número foi de 901, atingindo a média de 30 por dia. 

Diante disso, uma quadrilha especializada em roubar veículos estava na mira da Justiça há dez meses. Com a possibilidade de serem presos, eles migraram para o interior do estado, onde buscavam ‘tranquilidade’ para cometer os delitos. Segundo o delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), Fábio Meirelles, que é responsável pela Operação Migração, os criminosos ficaram acuados com a iminência de a polícia lhes prender. 

“No interior, quando se mudaram, eles acreditavam que poderiam operar de forma tranquila sem a polícia em seus pés”, afirma o delegado. Com o grupo, foram encontrados placas, material para fazer as fraudes e carros roubados. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão na manhã de ontem (19) durante a Operação. O objetivo da ação, que visava controlar o número de roubos de veículos que assolaram o estado no último mês, era desarticular uma organização criminosa que clonava veículos. Também foram cumpridas ordem judiciais que pediam as prisões dos contraventores.

Segundo o delegado Fábio Meirelles, entre os integrantes da organização, havia os que eram ‘especialistas’ em falsificar placas, os adulteradores, aqueles fabricavam as placas e os que receptavam os veículos. “Entre os criminosos, havia aqueles que eram responsáveis pela encomenda dos roubos, também”, explica o delegado. O esquema de placas falsificadas chamava a atenção das autoridades, pois a tinta utilizada para mudar a identificação era fraca. 

Já os documentos falsificados tinham boa qualidade, e dificultavam a identificação das autoridades. De acordo com o delegado, o grupo tinha uma boa base, um imóvel para fazer as placas e outro para a confecção dos documentos. No decorrer das investigações, os criminosos mudaram-se para o interior, especialmente para Anápolis, onde havia estrutura para o grupo realizar todas suas operações.

Campeão

Proprietários de veículos devem ficar de olhos abertos ao estacionar seus carros, e se possível devem vê-los com freqüência para evitar roubos e furtos. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que foram divulgados em novembro do ano passado, põem Goiás no topo do ranking dentre os estados que detém o maior índice proporcional de furtos e roubos de carro em todo o país. 

Segundo a pesquisa, a taxa verificada no estado é de 798 crimes para cada 100 mil veículos, média maior do as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, com 775,8 e 717, respectivamente. Em 2015, foram roubados 28.294 automóveis em Goiás. De acordo com a FBSP, os crimes aumentaram 18,1% em relação a 2014, quando foi registrado 23.195 delitos dessa espécie. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também