sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Mundo

Morrem por dia, sete mil recem-nascidos

Relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra a triste
realidade das crianças

Sheyla Sousapor em
Morrem por dia
Relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra a triste

Todos os dias, 15 mil crianças de até cinco anos morreram no mundo em 2016, sendo que 46% – ou 7 mil delas – não resistiram aos primeiros 28 dias de vida, segundo um novo relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na última quarta-feira (18).

Apesar de uma queda na mortalidade nos primeiros cinco anos de vida, de 9,9 milhões de mortes em 2000 para 5,6 milhões em 2016, a proporção de recém-nascidos entre as vítimas subiu de 41% para 46% no período, indicou o órgão, que é ligado à Organização das Nações Unidas – ONU.

“Desde o ano de 2000 as vidas de 50 milhões de crianças menores de cinco anos foram salvas, um testemunho do sério compromisso para enfrentar as mortes infantis que podem ser prevenidas”, disse em comunicado o chefe de Saúde do Unicef, Stefan Peterson.

“Mas, a menos que façamos mais para evitar que bebês morram perto de seu nascimento, esse progresso permanecerá incompleto. Temos o conhecimento e a tecnologia requerida, só precisamos que isso chegue aos que mais precisam”, explicou.

O relatório diz que, caso a tendência se mantenha, 60 milhões de crianças menores de cinco anos morrerão entre 2017 e 2030.

O estudo foi elaborado pelo Grupo Interinstitucional para a Estimativa da Mortalidade Infantil das Nações Unidas, que inclui Unicef, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial.

“Apesar do progresso, ainda existem amplas disparidades em sobrevivência na infância entre regiões e países. No entanto, muitas das mortes podem ser prevenidas com intervenções de baixo custo antes, durante e depois do nascimento”, disse o subsecretário para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Liu Zhemin.


Disparidades 

Essas disparidades entre países se refletem na concentração de mortes de recém-nascidos, com 39% no sudeste da Ásia, sendo que, desse percentual, 24% ocorrem na Índia e 10% no Paquistão.

A África Subsaariana, por sua vez, registrou 38% das mortes de bebês no mundo, das quais 9% ocorreram na Nigéria. Na região, um em cada 36 recém-nascidos morreu. Nos países desenvolvidos, esse índice é de 1 a cada 333.

Entre os menores de cinco anos, as principais causas de morte foram a pneumonia e a diarreia. Por isso, o relatório indica que as soluções passam por melhorar o acesso aos profissionais de saúde durante a gravidez e o nascimento e fazer intervenções em matéria de imunização, lactação e remédios de baixo custo, além de ampliar o acesso à água potável e saneamento básico. (Agência Brasil) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Abbas acusa Israel de “guerra genocida” em discurso remoto na ONU

Palestina x Israel

Abbas acusa Israel de “guerra genocida” em discurso remoto na ONU

Presidente da Autoridade Palestina teve visto negado pelos EUA e defendeu solução de dois Estados ...
Avião usado na captura de Maduro participa de exercício no Brasil

Exercício Conjunto Tápio 2026

Avião usado na captura de Maduro participa de exercício no Brasil

HC-130J Combat King II está na Base Aérea de Campo Grande para treinamento conjunto com a FAB
Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

ACESSO IMEDIATO

Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

CNN, MS NOW e Politico tiveram credenciais retiradas após presidente acusá-los de publicar notíci...
Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

É LEI!

Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

Lei proíbe o uso de animais em lutas, rifas, trabalhos excessivos e propagandas que provoquem medo ...
Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

ASSEMBLEIA DA ONU

Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

Em discurso na Assembleia Geral, Masoud Pezeshkian mostrou fotos de crianças mortas em escola e dis...
EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

POLÍTICA

EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

Aulas serão para militares e profissionais do governo dos Estados Unidos, entre outubro e novembro
trump

EUA x irã

Trump ameaça Irã com ação militar e cobra isolamento econômico de Teerã

Presidente americano afirmou que pode escolher entre um acordo e uma ofensiva contra o regime irania...
Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

EUA x Irã

Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

Presidente dos Estados Unidos falou após Lula e Guterres na abertura da Assembleia Geral e destacou...