O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
Performance

1º ‘Centro em Movimento’ começa hoje (27) na Capital

Encontro reúne profissionais da dança de todo o País promovendo troca de experiências em Goiânia

Postado em 27 de outubro de 2017 por Sheyla Sousa
1º ‘Centro em Movimento’ começa hoje (27) na Capital
Encontro reúne profissionais da dança de todo o País promovendo troca de experiências em Goiânia

Bruna Policena*

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, Goiânia sedia a 1ª Edição do Centro em Movimento – Encontro de Danças Urbanas, que reúne grandes nomes da cena nacional das danças urbanas em três dias com workshops, mostra de dança e mesa-redonda com coreógrafos e dançarinos ativos na cena. O encontro ocorrere ‘na Vila Cultural Cora Coralina e no Teatro Goiânia, no Centro da cidade, do País’, uma brincadeira como o próprio nome do evento. O projeto foi contemplado por meio do Fundo de Arte e Cultura – Governo do Estado de Goiás / Seduce. 

O evento tem o objetivo promover a troca de experiência entre profissionais atuantes no mercado da dança e o público que já atua ou quer conhecer mais de perto a cena. Serão ministrados workshops de dancehall, modern urban, house dance, experimental, hip hop e video dance. Coreógrafos e dançarinos de peso da dança urbana da cena nacional estão confirmados: Danilo D’Alma, Paola Belmonte, Anyel Aram e Naya Fernandes – profissionais que trazem na bagagem participações nos maiores eventos do Brasil, como Rock in Rio, Olimpíadas 2016 e Rio H2K, e experiências em grupos no estilo urbano dentro e fora do País.

Além dos workshops, o Centro em Movimento promove a Mostra de Dança, no dia 28, que leva ao palco do Teatro Goiânia 11 grupos de dança do Estado, que passaram por uma seleção criteriosa, realizada por uma cuidadosa curadoria. A apresentação dos grupos conta com estrutura técnica e produção de grandes espetáculos. Para finalizar o último dia do workshop, haverá uma mesa-redonda com os profissionais a fim de discutir sobre o mercado das danças urbanas, seu comportamento na cena nacional e cases dos próprios coreógrafos. O Centro em Movimento colocará o público frente a frente com expoentes das danças urbanas. 

A idealizadora, Claudinha Fernandes, conta que a participação dos grandes nomes no evento é de suma importância para o cenário das danças urbanas no País. “Naya é goiana, Anyel já conhece a cidade, e Danilo e Paola estão ansiosos para chegarem. Teremos os workshops, a mostra dos grupos selecionados e a mesa-redonda falando da cena da dança no País. E temos já várias ideias para a  próxima edição: além de ter sempre um goiano, trazer variados estilos das danças urbanas, acrescentar batalhas e, quem sabe, trazer um professor de fora do País”.

Proposta

A produtora explica que a idéeia deste encontro já percorria sua mente, e, imersa dentro do mundo da arte e da dança, os contatos com profissionais da área possibilitaram a realização de tal. “Já tinha um tempo que queria fazer um projeto de dança ou música. Tenho artistas muito bons nessas áreas na minha produtora. Daí, quando surgiu a possibilidade de fazer pelo Fundo de Cultura o de danças urbanas, não tive dúvida alguma”.

Cladinha acrescenta: “O Centro em Movimento contempla dançarinos que já estão na área e querem a troca de experiências, mas também abre para dançarinos que estão iniciando e talvez não tenham a oportunidade de fazer aulas com profissionais que dançam, há vários anos,  em grandes eventos nacionais e internacionais. Esse é o objetivo, incentivar a galera que iniciou há pouco tempo e  que precisa de inspirações e novas experiências”.

Para a produtora, esse é um grande Encontro das Danças Urbanas: “A arte de modo geral é uma das primeiras a ser penalizada no País, (dança, teatro, circo, música, cinema), eter o privilégio de ter quatro profissionais (uma delas goiana) que viajam e participam de grandes eventos e projetos nacionais e fora do País é megaimportante, e acrescenta na cena das danças urbanas, no nosso Estado e na nossa cidade; temos grandes dançarinos por aqui”. 

A idealizadora pondera que as vagas dos workshops já estão preenchidas, o que, segundo ela, é um sinal positivo do interesse de muitas pessoas envolvidas nas danças urbanas em Goiás. Mas, ainda assim, o público pode ir ver como estão sendo as aulas. “Espero todos na Mostra de dança dos Grupos Selecionados, no sábado (28), no Teatro Goiânia”. Para os interessados, é só retirar o ingresso na bilheteria, durante o dia, com entrada gratuita. “Nossas expectativas são as melhores, estamos bem animados com tanta gente interessada. Os professores estão felizes de estarem vindo a Goiânia por saberem desse interesse e que há vários dançarinos que movimentam as danças urbanas por aqui”, diz Claudinha.

Dançarinos 

Danilo D’Alma entrou para o Corpo de Baile da Rede Globo, em 2001, e participou de festivais com a Xstyle Dance Company. Iniciou na dança contemporânea com Grupo Tápias/Experimenta, e foi intérprete criador na peça H3, do Grupo de Rua Bruno Beltrão, com que fez turnês pela Europa, Ásia e América, com prêmios no The Bessies New York e Syndicat Professionnel de la Critique de Théâtre. Integrou o elenco da Staccato/Paulo Caldas como intérprete na peça Grafismos, e foi coreógrafo em Deriva Quad com roteiro de Samuel Beckett. Atuou em Tudo que Não Invento é Falso, peça inspirada na obra de Manoel de Barros, de Paula Maracajá, e em Cores do Brasil, pelo Grupo de Dança D.C., de João Wlamir. Ministrou workshops em países como França, Suíça, República Tcheca, Singapura e Los Angeles, e coreografou a Rio2016 Dancers, grupo de entretenimento que se apresentou nos intervalos dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Agenciado da Rio H2k Agency, está no dueto ROOTS, com Thiago Soares, bailarino do Royal Ballet de Londres. Participou do Rock in Rio deste ano no palco Street Dance.

Paola Belmonte é a carioca, graduada em Educação Física.É professora especializada em lyrical jazz e dança moderna na técnica de Lester Norton, que desenvolveu com Cristiane Ramos e na Alvin Ailey, em Nova York. Entrou para o mundo da dança de rua pelo grupo Ar2urbana, e fez parte do Composição de Rua, Arcanjos e Xstyle Dance Company. Fez parte do Rock in Rio Dance Crew e da Abertura das Paralimpíadas. É sócia-diretora do espaço Triarts, onde desenvolve trabalho de formação e inclusão. 

Anyel Aram nasceu em Brasília, mas há muitos anos mora no Rio de Janeiro. Professor e estudante das danças urbanas no Rio de Janeiro há 18 anos e coreógrafo há 12 anos, Anyel especializou-se na arte das coreografias para espetáculos e vídeoclipes (vídeo-dance como é atualmente conhecido). Tem grandebagagem em looking, pooping, breakdance e house dance. Iniciou sua carreira como bailarino do programa Gente Inocente, na TV Globo; foi dançarino do programaTV Xuxa, e coreografou o show Xuxa Festa de 2006 a 2009. Foi coreógrafo e fundador da RM Cia. de Dança e premiado em vários festivais no Brasil. Ministrou workshops na Alemanha e em Londres. E, em 2013, residiu em Praga, República Tcheca, onde deu aulas regulares no estúdio Prague Dance Centre.

Naya Fernandes é goianiense. Começou como bailarina clássica aos 3 anos de idade; aos 13 , foi dançarina do grupo de dança Energia Hip Hop Soul (Goiânia) – 2003/2009, assumindo o comando como diretora e coreógrafa de 2008/2009.  Foi professora particular do cantor Cristiano Araújo e assistente de direção artística na gravação do DVD In The Cities, gravado em Cuiabá (MT) em agosto de 2014. Foi coreógrafa e fundadora do grupo The Real, tendo como apoio a New Era Brasil. Ministrou aulas em diversas cidades do Brasil. A goiana participou no Rock in Rio 2015 como uma das integrantes da Rock in Rio Dance Crew, no Palco Street Dance. Bailarina senior na Abertura da Olimpíada Rio 2016, dirigida por Deborah Colker. Assinou uma das coreografias apresentadas na cena Box City. Morou em Nova York – 2010/2014, e foi integrante do Grupo Zeronation (Brooklyn/NY); ficou dois meses em cartaz com espetáculo dancehall teatral no RouletteTheater Brooklyn NY. Também participou do Rock in Rio 2017 .

Naya conta que encontros como o Centro em Movimento são sempre necessários para fortalecer a cena da dança. “Reúne grandes profissionais e abre espaço para debates e showcases.  Dá um ‘gás’ a mais nas pessoas que querem aperfeiçoar os estudos, tirar dúvidas e mostrar seu trabalho. Goiânia tem crescido cada vez mais no mercado, e fico muito feliz de fazer parte desse evento que potencializa ainda mais o nosso Estado”.

Organizadores

Claudinha Fernandes é goiana, com especialização em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais – MBA (Ipog), pós-graduada em Produção e Gestão de Projetos Culturais pela Universidade Federal de Goiás – UFG e Curso Superior de Tecnologia em Eventos pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiás. Produtora de vários espetáculos nas áreas de teatro, dança e música. Sócia-proprietária da Claudinha Fernandes Produções. Giovanni Paschoal é goiano, designer, pós-graduado em Design Gráfico e Estratégico, profissional da área de marketing, comunicação e planejamento estratégico digital, gestor de mídias sociais, produtor cultural e apaixonado por tecnologia .

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

Veja também