Chuva cai em Goiânia após trégua de 23 dias
Apesar de registrar rápidas pancadas, que não duraram mais de 30 minutos, chuva trouxe alívio aos moradores que enfrentam crise hídrica e um calor acima da média
A chuva finalmente caiu em Goiânia na tarde desta sexta-feira (27). Apesar de registrar rápidas pancadas em alguns pontos isolados, como setores da região central da Capital e bairros da região metropolitana, como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade, não demorou mais que 30 minutos.
Em meio a crise hídrica, com a falta de água em diversos pontos, não chovia na região há mais de 23 dias. A chuva foi bem recebida pelos goianiense, dando um pouco de esperança em relação à melhora no tempo seco e o calor excessivo, que beirou os 40ºC. Os goianos agora torcem pela queda d’água também na região da Chapada do Veadeiros, onde o fogo toma conta da vegetação desde o dia 10 de outubro.
De acordo com a superintendente de Políticas e Programas da Sectec, Rosidalva Lopes, após a chegada de uma onda de nebulosidade vinda de Brasília com destino a Goiânia no início da tarde, formaram-se áreas de instabilidade que propiciaram o fenômeno.
Mesmo contabilizando um volume pouco significativo, a chuva trouxe números otimistas, somente nesta sexta-feira houve um aumento de 28mm nos reservatórios. No domingo (29) e na segunda-feira (30) as coisas devem mudar de figura, já que a expectativa é de que nestas datas chovam volumes superiores a 50 mm. “Até o fim de outubro essa média deve subir para entre 80 mm e 100 mm – um bom presságio para novembro, quando os hiatos de tempo seco darão lugar a períodos intercalados de chuva”, prevê a Rosidalva.
Foto: Wesley Costa