Programa Goiás Solar incentiva municípios a gerar própria energia solar
Programa visa ainda isentar prefeituras de cobrança de bandeira 2 em energia produzida
Uma reunião entre a superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes Ferreira e prefeitos de cidades do interior de Goiás marcaram a consolidação de uma parceria no Programa Goiás Solar. Na ocasião foram expostos o plano estratégico e benefícios que o programa acarretaria ao fazer uso de uma matriz energética limpa e descentralizada.
Importante para a ampliação do alcance da iniciativa junto à população, o programa visa autorizar às prefeituras acesso ao licenciamento ambiental, bem como à atração de investimentos privados e visibilidade nacional.
Os municípios interessados deverão, no entanto, construir suas próprias usinas ou estabelecer parcerias com empresas inseridas no Programa, a fim de que sejam construídas usinas solares em seus municípios e passem a vender a energia a prefeituras por preços menores ao que é comercializado.
Estará isenta ainda aos municípios que aderirem ao Goiás Solar a cobrança de bandeira, aspecto que torna maior o aumento do custo da energia de acordo com a disponibilidade hídrica do país. Atualmente, o nível se encontra em bandeira 2, gerando impactos adicionais na conta de luz.
Estiveram presentes os prefeitos das cidades de Campos Verdes, São Luís do Norte, Pilar de Goiás e Itapaci – todos municípios que possuem conexão com a distribuição de energia da Celg D.