O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Escassez de água

Torneio de robótica propõe soluções inovadoras para crise da água

O projeto inspira estudantes dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Tocantins, a apresentar possíveis soluções para o problema durante a etapa regional do Torneio

Postado em 23 de novembro de 2017 por Kamilla Lemes
Torneio de robótica propõe soluções inovadoras para crise da água
O projeto inspira estudantes dos Estados de Goiás

Goiás passou nos meses de setembro e outubro pela maior crise hídrica de sua história, com falta de água na Região Metropolitana de Goiânia e rodízio em cidades do interior. A escassez de água, dentro do tema Hydro Dynamics, inspira estudantes, com idade entre 9 e 16 anos, dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Tocantins, a apresentar possíveis soluções para o problema durante a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, no Sesi Canaã, em Goiânia. A competição movimenta a capital sexta-feira e sábado. 

Por meio de projetos como aplicativos para smartphones, dispositivos para reduzir o consumo doméstico, concreto permeável para calçadas, garrafa dessalinizadora, filtro feito com casca de banana, sistemas para aproveitar água da chuva e de ar-condicionado, os competidores irão discutir como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos o líquido mais precioso do Planeta.

Ao todo, a disputa reúne 36 times de estudantes. Os melhores garantem vaga para a etapa nacional do torneio, em Curitiba, entre os dias 16 e 18 de março de 2018.

Além dos projetos de pesquisa, as equipes também serão avaliadas em três categorias: Design de Robô (em que a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego); Core Values (que avalia valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo), e o Desafio do Robô (quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos).

Aprender Brincando

A competição é divertida, tem emoção de sobra, mas o melhor de tudo é que faz parte de um processo de aprendizagem. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharia e tecnologia.

O torneio

A competição é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana First (For Inspirationand Recognitionof Science and Technology), realizada em mais de 80 países, com mais de 230 mil crianças por ano. Desde 2013, quando foi convidado, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é o operador oficial no Brasil do evento, aberto ao público. As etapas regionais do Torneio de Robótica serão realizadas nas cinco regiões do País, envolvendo cerca de 4.200 participantes. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.