O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Educação

Mostra aproxima alunos da Ciência

O objetivo da Mostra é apresentar uma abordagem diferenciada dos conteúdos de várias disciplinas

Postado em 24 de novembro de 2017 por Sheyla Sousa
Mostra aproxima alunos da Ciência
O objetivo da Mostra é apresentar uma abordagem diferenciada dos conteúdos de várias disciplinas

GABRIELLA STARNECK*

A 4ª edição da Mostra Científica e Cultural será realizada nesta sexta-feira (24) no Shopping Cerrado. O evento conta com programação variada que inclui apresentações culturais, oficinas, palestra e demonstração de experimentos.  Com o intuito de aproximar alunos – de forma interdisciplinar – da ciência aplicada, professores de três escolas públicas  – Colégios Estaduais Aécio Oliveira de Andrade, Castro Alves e Damiana da Cunha – se reuniram para organizar a Mostra. Por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (Gepi), os docentes se encontram para discutir melhores formas de ensino para os alunos.

O objetivo da Mostra é apresentar uma abordagem diferenciada dos conteúdos de várias disciplinas – como Química, Física, Matemática, Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol e Filosofia – mostrando para os alunos, de forma atrativa, que o ensino não é fragmentado como se vê na escola, e pode ser aplicado em situações do cotidiano. Segundo Adriano José de Oliveira, doutorando em Química e organizador do evento, “o objetivo é mostrar para os alunos do ensino médio onde a ciência é aplicada”, afirma.

O evento conta com a participação de 160 professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio. A expectativa é que a mostra tenha 1.800 participantes rotativos. Durante todo o período, serão exibidos 60 experimentos feitos por alunos desde o mês de fevereiro. Alguns dos destaques são o gerador de Van de Graaff, máquina eletrostática que faz os cabelos arrepiarem ao ser tocada; equipamentos de fisioterapia feitos com material reciclável; um destilador e um aplicativo que mostra a qualidade da gasolina. “Os alunos fazem, a gente só orienta”, diz o professor Adriano.

Experimentos de ilusão de ótica, de uma cidade sustentável e sobre como foi feita a primeira máquina fotográfica também estarão expostos. Todas as experiências serão acompanhadas por um banner explicativo. O evento conta também com performance teatral, apresentação de canto e de Kung Fu. O público ainda pode participar de oficinas de Matemática, Ciências, reciclagem, circo, grafite, história em quadrinhos, redação e sexualidade.  Todas as oficinas serão ministradas por professores e outros profissionais das respectivas áreas dos temas, como da Ciranda da Arte.

Segundo Adriano, os professores observaram que, após as outras edições da Mostra, os alunos começaram a pensar fora do contexto escolar, relacionando os conteúdos das disciplinas de forma mais crítica. Além disso, o professor destaca que a Mostra contribuiu “para que os alunos tivessem mais respeito pelos professores, porque eles precisam trabalhar em grupo”.

Outra contribuição foi em relação ao desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Adriano, os próprios alunos destacaram que a abordagem interdisciplinar contribuiu para o entendimento das questões. Além disso, os conteúdos que foram lecionados, voltados para o evento, também estavam no exame. 

Desafios

De acordo com Adriano, a maior dificuldade em organizar o evento está relacionada à falta de investimento e incentivo. O financiamento para realização do evento é baixo, e falta apoio das gestões das escolas. Para a 4ª edição, os organizadores contaram com apoio de instituições como a Universidade Federal de Goiás, a Faculdade Alfa e a Objetivo. Além disso, o recurso foi arrecadado por meio da venda de rifas nas escolas. 

Já em relação aos alunos, Adriano destaca que a principal dificuldade foi enfrentada no primeiro momento, já que os estudantes se assustaram com a nova forma de ensino. “Além de fugir da educação tradicional, precisaram estudar, pesquisar e debater ideias para realizar o evento, mas o retorno tem sido positivo”, finaliza o docente. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da 

editora Flávia Popov

SERVIÇO

4ª edição da Mostra Científica e Cultural

Quando: sexta-feira (24) das às 22h

Onde: Shopping Cerrado 

Entrada gratuita 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.