Vulcão fecha aeroporto de Bali
Centenas de voos foram cancelados e dezenas de milhares de passageiros foram afetados
O aeroporto internacional Ngurah Rai, na ilha indonésia de Bali, cessou suas operações hoje (27) devido ao aumento no nÃvel de alerta do vulcão Agung, que expulsa cinzas e lava desde sábado. Há, ainda, risco iminente de uma erupção maior, segundo fontes oficiais.
Centenas de voos foram cancelados e dezenas de milhares de passageiros foram afetados.
As instalações do aeroporto foram fechadas no começo do dia, situação que durará 24 horas, com revisões periódicas a cada seis horas, disse o diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho.
“Expulsões de cinza constantes são à s vezes acompanhadas de erupções explosivas com um som leve que alcança até 12 quilômetros desde a cratera”, explicou Nugroho.
A decisão de fechamento temporário foi tomada uma hora depois de as autoridades aumentarem o nÃvel de alerta de erupção de 3 para 4 (o máximo), e ampliarem o raio de segurança ao redor da cratera do vulcão para dez quilômetros.
O vulcão Agung, que fica no leste da ilha, no distrito de Karangasem e longe da maioria das atrações turÃsticas, expulsou uma coluna de cinza dentre 2.000 e 3.400 metros nas últimas horas.
Trata-se da primeira erupção do vulcão desde 1963, quando a expulsão de magma durou quase um ano e causou mais de 1.100 mortos.
Bali é o principal destino turÃstico da Indonésia, com uma afluência anual que ronda 5,4 milhões de turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.
Informações Agência Brasil. (Foto: Reprodução)