Venezuelanos elegem prefeitos e governador neste domingo (10)
Início das votações foi marcado por atraso. Três das 4 formações eleitorais mais famosas da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) não apresentaram candidatos
Os 19.740.914 cidadãos venezuelanos votantes devem ir às urnas neste domingo (10) eleger 335 prefeitos e o governador do estado de Zulia, em 32.775 mesas de votação, distribuídas por 14.384 centros.
Com atrasos para o início das votações, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), 3 das 4 formações eleitorais mais famosas da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) não apresentaram candidatos. Segundo eles, o CNE é uma entidade fraudulenta.
Além dos 1.568 candidatos para prefeito, o estado ainda realiza um novo pleito para governador, já que o vencedor das eleições de 15 de outubro se negou a tomar posse perante a Assembleia Nacional Constituinte.
O processo eleitoral acontece em um período marcado pela negociação política, supervisionada por entidades internacionais, incluindo a renovação da CNE e a melhoria em aspectos ligados à realização de eleições, incluindo as para a presidência, marcadas para o próximo ano.