Alto Paraíso reúne renomados chefs em seu Festival Gastronômico
Na culinária em Alto Paraíso e São Jorge, a cozinha é preferencialmente natural e orgânica, e os chefs misturam temperos, dando toques alternativos e criando novas combinações de sabores

A Praça do Bambu, em Alto Paraíso de Goiás, recebe a festa da gastronomia goiana de 14 a 16 de dezembro. A sustentabilidade tem sido o prato principal dos festivais gastronômicos realizados pela Goiás Turismo. E em Alto Paraíso não poderia ser diferente. A ideia é trabalhar a cadeia produtiva envolvendo o produtor rural, o pessoal que prepara o alimento e o empresariado, valorizando os ingredientes e os talentos regionais.
Na culinária em Alto Paraíso e São Jorge, a cozinha é preferencialmente natural e orgânica, e os chefs misturam temperos, dando toques alternativos e criando novas combinações de sabores. O II Festival Gastronômico Alto Paraíso chega unindo o dom dos cozinheiros locais ao conhecimento de profissionais reconhecidos internacionalmente. Na programação, Maria Eugênia, Tom Chris, Pádua e Fernando Perillo.
A seguir, conheça os chefs.
André Barros
É conhecido por bom humor e irreverência. O goiano de Rio Verde trabalhou em restaurantes nos EUA e prestou consultoria para casas em Goiânia. Recebeu, em 2005 e 2008, o título de Chef do Ano da revista Veja – O Melhor da Cidade, e foi premiado como Bar Revelação2011/2012 e Melhor Happy Hour 2012/2013.
Nives Gardini
Em Alto Paraíso, onde vive há 18 anos, Nives Gardini comanda o Jambalaya Espaço Gastronômico. O ambiente remete à trajetória da chef pela França, onde aprimorou seu trabalho. Nives também presta consultoria e faz serviço de bufê para pousadas, hotéis, empresas e convenções.
Sagari
É nutricionista, chef de cozinha especializada e proprietária, em Alto Paraíso, do restaurante vegetariano Organika, que tem opções veganas no cardápio. Sagari atua no ramo da culinária viva.
Karla Duarte
O Bistrô Nômade, criação de Karla Duarte, é itinerante, levando a cozinha vegetariana gourmet a vários pontos de Alto Paraíso. O projeto busca unir ingredientes do Cerrado produzidos na região a temperos orientais e europeus.
Ivan Achcar
O paulistano Ivan Achcar é músico e faz sucesso com apresentações que combinam música e gastronomia, dando um toque artístico às demonstrações de suas receitas. Autor do livro Quantidades Absurdas, o chef é pesquisador da história da alimentação e da cozinha do Brasil, principalmente da parte que ele considera como verdadeiramente brasileira: a culinária crioula.
Luiz Fiori
Paulista está radicado em Goiânia há dez anos. É Pitmaster Certificado, título conquistado nos EUA, onde se formou com um dos grandes especialistas na área. O chef dá aulas para quem quer saber mais sobre churrasco e cozinha Rrústica. Na Capital, fundou e comanda o Armazém do Churrasqueiro. O chef vê o churrasco como integrante da gastronomia e da cultura do Centro-Oeste.
Tatiane Szervinsk
Os principais ingredientes da culinária de Tatiane Szervinsk são criatividade, dedicação e amor. Ela aprendeu a cozinhar observando a mãe e a avó. Apaixonada pela cozinha brasileira, se aprimorou na área cursando Nutrição e Gastronomia em Brasília. Junto à família, comanda o Restaurante Senhorita, em Alto Paraíso– também mantém a Hamburgueria Senhorita Petit.
SERVIÇO
Festival Gastronômico Alto Paraíso
Quando: de 14 a 16 de dezembro
Programação e demais informações
Facebook: www.facebook.com/agenciagoiasturismo
Instagram: www.instagram.com/goiasturismo