O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Judô

Judoca brasileira é selecionada para intercâmbio em universidade japonesa

Ramoni Toledo passará dois meses treinando no clube de judô feminino da Universidade Teikyo

Postado em 21 de dezembro de 2017 por Aline Carleto
Judoca brasileira é selecionada para intercâmbio em universidade japonesa
Ramoni Toledo passará dois meses treinando no clube de judô feminino da Universidade Teikyo

A judoca Ramoni Toledo foi uma das jovens a ser inspirada a praticar o judô com mestres como Nishiyama. Ela contou que começou a praticar o esporte aos 10 anos de idade. Agora, aos 17 anos, a faixa preta treina para as competições internacionais. “Meu treinamento na Usipa é diário e estou praticando para a seletiva nacional de base. Quero competir internacionalmente. Meu sonho é lutar no Campeonato Mundial de Judô e, até mesmo, nas Olimpíadas do Japão de 2020. Os japoneses são medalhistas em todos os campeonatos internacionais”, contou. 

A atleta foi selecionada pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) para participar do programa de atletas do prestigiado clube de judô feminino da Universidade Teikyo, onde passará dois meses em treinamento. O clube foi fundado em 1994, com a participação da mundialmente famosa judoca japonesa Ryoko Tani, sete vezes campeã mundial e duas vezes campeã olímpica, sendo considerada pela Federação Internacional de Judô como a melhor atleta da história do judô.

“Treinar com os japoneses, é treinar com os melhores”, afirmou a faixa preta no judô Ramoni Toledo, da Associação Esportiva e Recreativa USIPA, em Ipatinga, no Vale do Aço. Na terça-feira (19), o diretor para as Américas da NSSMC anunciou o projeto de intercâmbio entre o clube ipatinguense e a Universidade Teikyo, em Tóquio, no Japão, referência no treinamento de atletas do judô. 

“O esporte sempre foi para nós, japoneses, não só uma atividade para o corpo e a mente, mas um elo de culturas e valores com os brasileiros”, afirmou o diretor.  Praticante do judô, Egawa revelou que desde o início da construção da Usiminas, ainda na década de 1960, os colaboradores enviados do Japão pela Nippon Steel começaram a promover o esporte em Ipatinga. De lá para cá, grandes nomes do esporte foram enviados para treinar atletas ipatinguenses, como, mais recentemente, o medalhista olímpico em Londres/2012, Masashi Nishiyama.

(Assessoria)

Foto: Reprodução

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também