O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Saúde

Cuidados para não estragar a festa de fim de ano

Profissionais dão dicas de como aproveitar comemorações do Ano Novo sem excessos

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 29 de dezembro de 2017
Cuidados para não estragar a festa de fim de ano
Profissionais dão dicas de como aproveitar comemorações do Ano Novo sem excessos

157a7070aa36f68b10b6f8e37f3f0de4

Bruna Policena*

O período de fim de ano é marcado pelas confraternizações entre a família, amigos e colegas de trabalho. A união da mesa farta e bebidas alcoólicas de diferentes tipos pode ser a causa de transtornos no dia seguinte. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde e manter o equilíbrio durante, e após as festas. A ceia, que também é protagonista do Ano Novo, vem carregada de pratos pesados como pernil, lentilhas, farofas e muita bebida alcoólica. 

Para aqueles que exageraram, uma dica para evitar a ressaca é não misturar os destilados (cachaça, uísque, vodca) com os fermentados (vinho e cerveja). Hidratar-se antes, durante e após ingerir qualquer bebida alcoólica também é fundamental para evitar os sintomas da indisposição – que incluem fadiga, sede, dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som e tonturas. A água é importante para que o organismo funcione melhor, auxiliando o metabolismo a eliminar as toxinas ingeridas durante o dia, e evitar o mal-estar da ressaca.A nutricionista Gleicy Kelly Nunes, da Clínica Vittá Goiânia, aponta que durante as festas os exageros e compulsões alimentares se tornam comuns. “O grande número de eventos de confraternização costumam ter preparações mais elaboradas, calóricas e ricas em gordura e/ou açúcar , o que pode levar ao ganho de alguns quilos extras”, salienta. De acordo com a especialista, a melhor forma de evitar problemas alimentares e, prevenir o ganho de peso indesejado, é evitar os exageros, dar preferência para preparações mais saudáveis, evitar frituras e doces e consumir os petiscos em pequenas quantidades.

Neste período de verão, as saladas também podem e devem ser lembradas. Colorir a mesa reunindo folhas e frutas da estação podem balancear os pratos que contenham alimentos mais pesados, bem como carnes e massas. Além disso, também é necessário moderar no consumo de gorduras – principalmente as de origem animal– que aumentam os níveis de colesterol no sangue, contribuindo para o aparecimento de doenças como a hipertensão. Segundo a especialista, alimentar-se de três em três horas e evitar jejum prolongado são estratégias para não chegar na hora da ceia com muita fome. 

Medicamentos

Além dos métodos naturais, como hidratação e repouso, os medicamentos também são aliados no processo de recomposição da saúde. Eles ajudam a evitar a sobrecarga dos órgãos envolvidos no processo de digestão, bem como o fígado e o estômago. O farmacêutico Adriano Umbelino de Souza, da Drogaria Santa Marta, revela que os medicamentos mais procurados nesse período são os ligados à desintoxicação do corpo, que incluem ativadores hepáticos e ajudam no funcionamento do fígado; antiácidos, para a má digestão; analgésicos para dores de cabeça e mal-estar da ressaca, além dos antieméticos (remédios para enjoo e náuseas). “Nessa época, recomendamos ingerirem bastante líquido para melhorar a desintoxicação e evitar comidas pesadas e muito condimentadas para prevenir problemas maiores”, finaliza o farmacêutico.

o Dr. Aier Adriano Costa ressalta que, entre viagens e festas, é importante tomar alguns cuidados para não acabar com as comemorações de final de ano: “beber muita água, ter cuidado com os alimentos ingeridos, manter  a rotina e horários, tomar  cuidado com a conservação dos alimentos e com a cervejunha a mais e divertir-se, mas sem descuidar da saúde”. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também