O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Dança contemporânea

Mostra de dança profissional acontece em Goiânia no próximo mês

Nona edição do Paralelo 16º apresentará 12 espetáculos, nacionais e internacionais, entre os dias 16 e 25 de fevereiro, em ruas, bares e teatros da capital

Postado em 15 de janeiro de 2018 por Aline Carleto
Mostra de dança profissional acontece em Goiânia no próximo mês
Nona edição do Paralelo 16º apresentará 12 espetáculos

O evento de dança profissional mais aclamado de Goiás está de volta a Goiânia, em sua nona edição. Entre os dias 16 e 25 de fevereiro, logo após o Carnaval, o Paralelo 16º apresentará catorze espetáculos ao público da capital, dos mais diversos estilos e nos mais diversos espaços: dos teatros aos parques, shoppings, praças e bares de nossa cidade. As apresentações são divididas em três eixos distintos: cena aberta (nas ruas), cena livre (nos teatros) e cena proibida (para maiores de 18 anos), a grande novidade desta edição. Também serão oferecidas duas aulas públicas. Todas as atividades são gratuitas, mas o evento promove uma campanha de arrecadação de mantimentos para Vila São José Bento Cottolengo (Trindade-GO), solicitando aos espectadores a doação de um quilo de alimento não perecível.

Entre os convidados estão Cabaré Rosa Grená (GO); Virtual Cia. de Dança (SP); Nômades Grupo de Dança (GO); Grupo PlanoP (GO); Balé do Teatro Castro Alves (BA), Grupo Contemporâneo de Dança (GO); Giro 8 Cia de Dança (GO); Nalini Cia. de Dança (GO). O encerramento será do Grupo Pablo Rotemberg, da Argentina, que apresentará no Teatro Goiânia o espetáculo La Wagner, proibido para menores de 18 anos.

O Paralelo 16º é uma realização da Quasar Cia de Dança, da Associação Quasar de Cultura e da Arte Brasil Eventos. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, por meio da SEDUCE, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Espetáculos para todos os gostos

De acordo com Vera Bicalho, diretora e idealizadora do Paralelo 16º, esta edição traz a uma novidade: os espaços a serem ocupados não são somente aqueles convencionais da dança. Ao contrário, a proposta é invadir a cidade e se apropriar de sua arquitetura e espaços urbanos, se aproximando, inclusive, do público da cena noturna de bares da capital. “São espetáculos nas ruas e praças, e espetáculos que conversam com a cidade e espetáculos apresentados em espaços alternativos, que se infiltram nos espaços underground”, explicou Vera.

A Mostra de Dança Contemporânea nasceu no ano de 2005 e desde então vem se consolidando como uma das agendas de dança, e das artes cênicas, mais importantes do Estado, atingindo não somente o público, mas os próprios profissionais de dança de Goiás, do Brasil e do mundo. “Uma mostra profissional como esta, que já entrou no calendário nacional dos eventos brasileiros de dança, reverbera conhecimento através dos espetáculos e suas produções, fazendo com que todos possam ter outras referências de dança. Os artistas também se beneficiam dessa troca, através do aprimoramento profissional, estético, criativo e técnico. Além disso, o Paralelo 16º, desde sua primeira edição, procura formar o público da nossa região para o que vem sendo produzido no cenário da dança mundial”, comentou Vera.

Destaque internacional

Um dos pontos altos desta edição será o espetáculo do grupo argentino Pablo Rotemberg, “La Wagner”, no último dia do evento. O público assistirá a quatro mulheres, como quatro Valquírias, que acompanham a música de Richard Wagner e atacam com a difícil tarefa de desarmar estereótipos e denunciar os preconceitos relacionados à feminilidade, violência, sexualidade, erotismo e pornografia. “É um espetáculo extremamente forte, impactante, que trata de questões pertinentes ao universo feminino, suas lutas, anseios, desejos, sexualidade, violência. Trata de questões humanas profundas e íntimas através de um espetáculo de contrastes. Há um choque entre a banalidade e o sublime, o irreverente e o consagrado”, definiu Bicalho.

(Assessoria)

Foto: divulgação  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também