Projeto de Arte e Inclusão traz a Goiânia espetáculo de dança inclusiva
Henrique Amoedo fará montagem de um espetáculo em parceria com instituições sociais de atendimento a pessoas com necessidades especiais. Evento acontece de 24 a 28 de janeiro
Entre os dias 24 e 28 de janeiro estará em Goiânia o coreógrafo que criou os grupos de dança contemporânea Roda Viva Cia de Dança (RN) e Grupo Dançando com a Diferença. Henrique Amoedo, que trabalha com dança inclusiva há mais de 20 anos, protagoniza um projeto de formação e criação artística, com foco na participação de pessoas com deficiência de Goiânia, além de alunos e professores de instituições que atuam com esse público e com escolas de dança da capital. O Projeto “Dançando com a Diferença: arte, inclusão e comunidade” conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e está vinculado à extensão da UFG. Os encontros da próxima semana ocorrerão no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), sempre das 14h30 às 18h30.
Segundo o coreógrafo, a proposta é desenvolver ações formativas, educacionais e artísticas abordando as questões da inclusão através da arte, a partir da obra coreográfica chamada “Endless”, do grupo português Dançando com a Diferença (GDD). O trabalho, que está dividido em 3 fases, culminará na apresentação pública da remontagem desse espetáculo, tendo como elenco os intérpretes da companhia original, vinda de Portugal, e os estudantes, artistas, professores de escolas, instituições de educação especial, universidades, músicos e comunidade da cidade de Goiânia e região.
Fase 1: Momento Formativo
Este momento tem como intuito constituir uma equipe de formadores locais e será conduzido pelo diretor do Grupo Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo. O público-alvo destes primeiros encontros são professores e estudantes de dança, artistas, professores de educação e educação especial. No término desta etapa será constituída uma equipe multidisciplinar de formadores locais, que terão a função de prosseguir com os trabalhos de sensibilização, workshops de dança e acessibilidade. Esta equipe será assessorada a distância pela equipe artística do GDD. As inscrições das pessoas interessadas serão realizadas pelo email: [email protected] ( vagas limitadas)
Fase 2: Workshops de dança e acessibilidade
Nesta fase serão realizados dois momentos, o primeiro consiste em Workshops de dança e acessibilidade e será conduzido pelo grupo formador local sob a supervisão e orientação a distância do Diretor e equipe do GDD. Serão realizadas vivências de dança, na perspectiva conceitual e metodológica da Dança Inclusiva, além de estudos, debates e vivências sobre a questão dos elementos/recursos de acessibilidade (áudio descrição, folder em BRAILLE, LIBRAS) inseridos na proposta estética da obra partindo da perspectiva do coreógrafo e dos intérpretes (pessoas com e sem deficiência).
No segundo momento acontecerão os ensaios preparatórios do espetáculo conduzidos agora pelo coreógrafo e diretor do GDD, juntamente com a participação de parte dos intérpretes do GDD.
Fase 3: Espetáculo ENDLESS
Estreia e apresentações do espetáculo Endless, que é uma obra coreográfica que já existe, mas que será remontada com o grupo de Goiânia.
A expectativa é que as fases 2 e 3 aconteçam no mês de junho.
(Assessoria)
Foto: divulgação