Iluminação é destaque em decorações
Luminosidade pode criar sensações, destacar objetos e fazer ambientes aconchegantes
Há muito tempo a luz deixou de ser chamada de detalhe dentro de um projeto de interiores. Aliás, um bom projeto luminotécnico é responsável por trazer para o apartamento/casa uma série de sensações para o ambiente: aconchego, amplitude, calor ou frescor. A iluminação não só ressalta a decoração, ela é um aspecto essencial na hora de pensar em design de interiores. Segundo a arquiteta Ana Paula Castro, o projeto de um decorado pode servir para as diversas ocasiões do dia a dia, seja para ler um livro ou simplesmente para relaxar.
Nesse sentido, a profissional ressalta que as lâmpadas dicroicas com pontos embutidos no teto, por exemplo, trazem calor na iluminação e reproduem melhor as cores. “O que normalmente acontece dentro ou fora dos armários de roupas é uma iluminação mais aconchegante, então para o quarto isso é interessante. Às vezes a pessoa quer usar uma iluminação que não seja tão funcional, sendo mais para uma sensação de relaxamento”, explica Ana. Com o intuito de direcionar as pessoas que querem colocar uma nova luz em suas casas, mas estão sem ideia, a arquiteta Ana Paula dá dicas para unir funcionalidade e estética
Luminárias, spots e arandelas com lâmpadas amarelas e saídas duplas de luz deixam o cantinho do filme super gostoso. Não é necessário exagerar na quantidade de luz: “Afinal, para assistir a TV ou escutar uma boa música você não precisa de tantos holofotes. Ponha luminárias de chão ao lado do sofá, que ajudam a iluminar e não atrapalham. No teto, use spots com luz voltadas para a mesa de centro”, recomenda a arquiteta.
Clareie e amplie a cozinha
Na cozinha, a dica de Ana Paula é usar lâmpadas frias – como as fluorescentes que não têm calor nem criam sombra. O gesso no teto com as luzes embutidas também dão um efeito diferenciado. Uma outra opção é usar duas luminárias em caixa de acrílico, que escondem as lâmpadas. “Instale em linhas paralelas no centro da cozinha”, diz Ana Paula.
Suavidade para o casal
No quarto do casal a recomendação da arquiteta é o uso da iluminação indireta. “É simples: deixe lâmpadas de intensidade baixa escondidinhas em cantos estratégicos como em um vão entre dois móveis, em cima de um espelho ou num desnível de gesso. Em cada lado da cama, coloque abajures com interruptores separados. Isso dá independência ao casal”, explica a profissional. Ela ainda ressalta outro aspecto: “no quarto de casal pode ser usado nas portas do armário vidros incolores e dentro da peça iluminação LED. Além de ser prática para a pessoa enxergar as roupas na parte de dentro, também existe a opção de usar essa iluminação de forma indireta” afirma.
Luz objetiva no escritório
Segundo Ana Paula, o segredo deste ambiente é colocar uma luminária de mesa focada perto do computador. “Use lâmpadas frias. As de LED são mais caras, mas gastam menos energia e duram mais. É legal ter uma luz centralizada no teto e outros focos de luz perto de prateleiras, livros e poltronas”, finaliza a arquiteta.