Cidade do Cabo adia colapso de água para maio
A redução partiu de um acordo feito entre agricultores e a prefeitura
Foi prorrogado até meados de 2018 pelas autoridades da Cidade do Cabo, na África do Sul, o racionamento do consumo de água no setor agrícola. Apelidado de “dia zero”, estima-se que na data a cidade fique virtualmente sem água. O evento era previsto anteriormente para abril.
“Atualmente o setor de agricultura gasta 30% do fornecimento de água. Este número deve cair para 15% em março e 10% em abril”, calculou o vice-prefeito Alderman Ian Neilson em comunicado.
A redução partiu de um acordo feito entre agricultores e a prefeitura. Por meio de nota, as autoridades disseram que “não há nenhum tipo de controle sobre o consumo” e desta forma “é a melhor estimativa que poderia ser feita com a informação com a qual contam”.
Foi informado ainda que não houve nenhuma redução drástica no uso urbano de água. No entanto, os cidadãos foram orientados a não consumirem mais do que 50 litros por dia.
O país sofre uma forte seca, fenômeno classificado como incomum, visto que não deriva unicamente da escassez de chuvas presente na última temporada, entre os meses de abril e outubro, mas também dos dois últimos anos.
Foto: Reprodução