Governador Marconi Perillo inaugura novo presídio de Anápolis nesta sexta-feira
O evento vai contar com a presença do governador Marconi Perillo, do vice-governador Zé Eliton e do diretor-geral da DGAP, coronel Edson Costa. A nova sede tem capacidade para abrigar 300 detentos
O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugura nesta sexta-feira (16), às 8 horas, o Presídio Estadual de Anápolis. O evento vai contar com a presença do governador Marconi Perillo, do vice-governador Zé Eliton e do diretor-geral da DGAP, coronel Edson Costa.
O novo presídio tem 6 mil metros quadrados de área edificada, com sala de aula, pátio de sol, área para atendimento psicológico e espiritual, além de galpões e guaritas de segurança. São dois pavilhões de celas cuja capacidade varia de uma a oito vagas, de acordo com a necessidade dos gestores de separar os detentos por nível de periculosidade. O local tem capacidade para abrigar 300 detentos e envolveu recursos na ordem de R$ 19 milhões.
A construção da unidade seguiu novo conceito de engenharia e arquitetura e terá papel importante na melhoria do sistema prisional goiano. Além de atender às resoluções estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, as instalações seguem padrão internacional e possuem, entre outros, um módulo de administração e completo ambulatório de saúde. A triagem dos internos será feita em área específica de inclusão e exclusão. Há, ainda, um espaço destinado à cozinha e refeitório.
Novos presídios
Na última sexta-feira (9/2), o Governo de Goiás entregou o Presídio Estadual de Formosa com a mesma capacidade. Está prevista para ser entregue, ainda no primeiro semestre de 2018, a unidade prisional de Águas Lindas de Goiás também com capacidade para 300 presos. O local já está com cerca de 75% das obras concluídas.
Até novembro, o governo estadual pretende entregar a unidade prisional de Planaltina, com capacidade para 388 presos.
Por último, em dezembro, há a previsão da entrega da unidade de Novo Gama, que vai acrescentar outras 300 vagas ao sistema penitenciário goiano. Os investimentos feitos nos cinco presídios estaduais totalizam R$ 110 milhões.
(Foto: Reprodução)