Saudável é o extravirgem de verdade
Azeites elaborados no Chile são 100% extravirgens, mais frescos e saudáveis
Muito se ouve a respeito dos benefícios proporcionados pelo consumo regular do azeite de oliva, mas o que realmente importa é saber que, para ser efetivamente saudável, este ingrediente tão presente no dia-a-dia dos brasileiros deve ter uma característica indispensável: ser verdadeiramente extravirgem.
Para receber a certificação que atesta sua pureza e qualidade, no entanto, o produto deve seguir padrões rigorosos – da plantação ao engarrafamento – como já acontece entre os produtores do azeite de oliva do Chile, que utilizam um sistema de produção no qual a azeitona é colhida e o azeite é extraído em menos de 12 horas.
Além disso, a colheita é estrategicamente definida para acontecer no momento em que as frutas alcançam seu estado de maturação ideal, dando origem a produtos altamente selecionados, 100% extravirgens e livres de fraudes, seguindo protocolos internacionais de segurança alimentar.
A partir daí, chegam à mesa dos consumidores azeites de oliva chilenos verdadeiramente extravirgens, frescos, com equilíbrio entre seus matizes picantes e amargos, além, claro, dos benefícios que um bom azeite traz para a saúde.
Todos estão relacionados aos polifenóis, ácidos graxos naturais encontrados em plantas medicinais e matérias-primas de alta qualidade, como as azeitonas utilizadas na produção dos azeites de oliva extravirgens, que concentram diferentes vitaminas (A, D, K e E) e oferecem uma série de vantagens para o organismo humano:
Coração: o consumo regular do azeite extravirgem, rico em gorduras monoinsaturadas, estimula a eliminação do colesterol ruim (LDL) no organismo, enquanto contribui para a elevação dos níveis de HDL, a versão “do bem” dessa gordura, o que reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Pele: por concentrar alta quantidade de polifenóis – um azeite verdadeiramente extravirgem reúne mais de 30 tipos destes antioxidantes –, o “ouro líquido” é ótimo para auxiliar na vitalidade da pele, atuando contra o envelhecimento e o consequente aparecimento de rugas.
Articulações e músculos: os azeites extravirgens também são ricos em oleocanthal, substância antioxidante que possui ação anti-inflamatória e ajuda a combater as mais diversas dores físicas.
Ossos e circulação: a presença de doses consideráveis de vitamina K torna o consumo do azeite chileno um verdadeiro aliado para manter ossos saudáveis e auxiliar no processo de coagulação do sangue.
“Ciente de que o consumidor brasileiro exige produtos saudáveis e está sempre à procura de uma boa relação custo X qualidade, a indústria chilena oferece um produto de altíssima qualidade: o Azeite de Oliva Extravirgem do Chile. Usado corretamente, ele entrega propriedades saudáveis e alternativas culinárias surpreendentes”, explica Gabriela Moglia, gerente da ChileOliva, associação que representa os produtores de azeites chilenos.