O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Religiosidade

Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis ganha Dossiê

Material reúne série de manifestações e elementos que compõem a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica de Superintendência do Iphan

Postado em 12 de março de 2018 por Guilherme Araújo
Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis ganha Dossiê
Material reúne série de manifestações e elementos que compõem a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica de Superintendência do Iphan

A primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, participaram no sábado (10) do lançamento do Dossiê da Festa do Divino Espírito Santo, de Pirenópolis. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan – GO), o evento foi realizado no Escritório Técnico da Instituição, no município, com a participação da superintendente em Goiás, Salma Saddi.

O Dossiê da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis reúne diversas manifestações e elementos que compõe a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica da Superintendência do Iphan, em Goiás, e do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan. Trata-se de um documento de referência para a compreensão da celebração e o papel que ela desempenha para a formação e fortalecimento da identidade cultural local.

O lançamento da publicação é consequência dos estudos feitos para o registro da festividade, e se destina a valorizar a manifestação cultural, por meio da promoção de conhecimento, tanto entre os participantes da Festa e a população local, quanto entre os demais setores da sociedade civil. Segundo Salma Saddi, o Dossiê será repassado gratuitamente para todas as escolas e instituições de Pirenópolis.

Na ocasião, também foi inaugurada a exposição dos trabalhos das Oficinas de Salvaguarda, realizadas no segundo semestre de 2017, que transmitiram aos alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre o modo tradicional de confeccionar as flores de papel, máscaras, bordados e estandartes, que são elementos integrantes da Festa do Divino.

O acervo da exposição foi produzido por 150 estudantes, de cinco escolas de Pirenópolis, sendo três da rede estadual e duas municipais. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Iphan, Governo de Goiás, a Comissão Pirenopolina de Folclore e a Prefeitura Municipal. A mostra fica em cartaz de 12 a 16 de março, no Escritório Técnico do Iphan em Pirenópolis, com entrada gratuita.

Tradição

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é considerada uma das mais tradicionais festividades religiosas de todo o país, reconhecida pelo Iphan em 2010, como Patrimônio Cultural do Brasil. Inscrita no Livro de Registro das Celebrações, a festa ocorre desde 1819, sempre no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, que envolvem a zona rural e urbana em busca das bênçãos do Divino. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também